Com a presença das famílias na escola, assistindo às últimas apresentações, o Colégio Carmo de Cataguases encerrou, no sábado, 15 de julho, a edição 2023 da sua tradicional gincana com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Neste ano o tema da Semana do Carmo foi uma pergunta: “Que som é esse? No ritmo da diversidade de culturas musicais pelo mundo.” Do Brasil, alguns gêneros selecionados são pouco conhecidos dessa nova geração, como o manguebeat, a MPB e a Bossa Nova. De outros países e continentes, muitos dos participantes ouviram pela primeira vez os sons do tango, jazz, blues e fado. Girando o globo para ouvir o que toca nas rádios mundo afora, sintonizaram nos sucessos do reggaeton latino, kuduro angolano e afrobeat, que surgiu na Nigéria e hoje é popular em toda a África.
Como apresentou a coordenadora do evento, Luciana Melo, “música e juventude são inseparáveis, sempre que se envolvem em questões sociais, ouvindo e levantando suas vozes em prol de causas importantes. Ampliando-se os horizontes para o conhecimento de outros ritmos além daqueles que já ecoam massivamente nos nossos ouvidos, despertam-se as consciências com aquela vontade de mudar o mundo para melhor, algo tão genuinamente juvenil.”
A força dramática das encenações emocionou a plateia quando os estudantes abordaram a História presente em letras de música como “Cálice”, de Chico Buarque, “Mississippi Goddam”, de Nina Simone, “Rosa de Hiroshima”, do grupo Secos e Molhados, e “Alexander the Great”, da banda Iron Maiden. São canções que levantam questões sobre a ditadura militar no Brasil, o racismo e as guerras.
“Especialmente entre os jovens, a música é companheira de suas jornadas de autodescoberta, expressão de suas opiniões e sentimentos, encorajando-os a acreditarem em si mesmos e seguir seus sonhos”, destacou Luciana, citando algumas das atividades realizadas pelos estudantes. “As 12 turmas, cada uma se unindo como um time, participaram de oficina de composição de letras de música, desfilaram em homenagem a cantores e cantoras que são ícones de diversos ritmos musicais, criaram instrumentos de cordas, de sopro e de percussão e dançaram com entusiasmo e alegria.”
“As Semanas do Carmo são sempre muito festivas e de muito aprendizado”, afirmou a Diretora, Irmã Maria Helena. No encerramento, ela agradeceu a todos os envolvidos no evento, entre professores, demais colaboradores, alunos e seus familiares. “Não podemos deixar de registrar o legado da estimada Cecília Poyares, idealizadora que esteve à frente desse projeto há duas décadas, criando uma linda tradição na escola. A ela, nossa eterna gratidão!”
Como parte da gincana, os estudantes se mobilizaram e arrecadaram, para doação, alimentos não-perecíveis, fraldas geriátricas e latinhas de alumínio. Estas últimas são parte de um projeto social que, da reciclagem, são adquiridos cadeiras de roda, muletas, camas hospitalares e outros itens emprestados a pessoas com necessidades especiais na cidade.
LEIA TAMBÉM
Sétima Arte inspira apresentações de estudantes do Colégio Carmo
Colégio Carmo promove gincana com metodologias ativas de aprendizagem
Fonte e fotos: Colégio Carmo | Texto: Luciana Mendonça de Melo