A cantora cataguasense, Maria Alcina, foi a principal atração deste sábado, 8 de julho, o Festival Conversa de Botequim, que aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina, região central de Cataguases. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo visando unir música e gastronomia e que contou com a apresentação de diversas bandas e cantores da região e de oito restaurantes locais.
Os shows começaram pouco depois das 10 horas de sábado, com a apresentação do esperado grupo de samba raiz de Cataguases, Baluartes do Samba. Uma multidão prestigiou o grupo de Emanuel Messias, Chiquinho Fernandes & Cia. Um sucesso total. Na sequência, emendando a tarde e a noite, tocaram Janaína Gentil, Sambarilove, Sandra Portella, Maria Alcina e Exigeotom. Neste domingo, 9, tem mais shows com o grupo de Chorinho Chega de Saudade, Alessandra Crispim, Nó na Madeira e Turma do Rebenta.
Principal atração da noite, Maria Alcina, que mesmo vivendo fora de Cataguases há décadas, mantém forte ligação com a cidade, fez um belo show para uma plateia que estava ansiosa para vê-la novamente em cima do palco de sua terra natal. Ela, que não escondeu a emoção de estar com seus conterrâneos, foi homenageada pelo prefeito José Henriques, que lhe entregou, ainda no início do show, uma placa de prata em reconhecimento aos seus cinquenta anos de carreira. “Isto é apenas um pouco por tudo que você fez e faz por nossa cidade ao longo de todos estes anos”, resumiu o chefe do Executivo municipal.
Acompanhada do excelente Grupo de Choro Patápio Silva, formado por músicos de Cataguases, Maria Alcina cantou por cerca de duas horas canções de seu repertório, mas também, as músicas de nomes consagrados da nossa região como Ataulpho Alves e Ari Barroso. Entre os sucessos que marcaram sua carreira, relembrou “Fio Maravilha” que a lançou para o estrelato, “Kid Cavaquinho” e “Calor na Bacurinha”, entre outros. Um show que fez o público cantar, dançar à vontade, além de relembrar uma época preciosa da música brasileira.
E não faltou uma homenagem à sua cidade natal, Cataguases. Maria Alcina, em mais uma demonstração do carinho que mantém por esta terra, usou um adereço de cabeça singular (como, aliás, é toda a sua brilhante carreira), uma reprodução de parte da bandeira do município. No show em que a emoção teve participação destacada, Maria Alcina não apenas brilhou mas deu uma nova dimensão ao Festival Conversa de Botequim que nasce com a responsabilidade de manter seu alto nível.
LEIA TAMBÉM
Começa sábado e vai até julho o 1º Festival Conversa de Botequim
Festival Conversa de Botequim está com inscrições abertas