A Câmara Municipal de Viçosa aprovou em primeira votação, no dia 27 de junho, projeto de lei nº 005/2023, de autoria da vereadora Vanja Honorina (PSD), co-autoria do vereador Daniel Cabral (PCdoB), e assinado também pela vereadora Marly Coelho (PSC). O texto dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como simbólo para identificação da pessoa com deficiência oculta no município de Viçosa.
Esta foi a segunda vez que o projeto de lei foi a votação. Em 21 de março, quando deu entrada no Legislativo, acabou sendo retirado da Pauta para receber novas emendas. Desta vez, o texto foi votado. Vanja salientou que o uso do Cordão facilitará a forma de identificação das pessoas portadoras de doenças ocultas, principalmente no comércio, evitando dessa forma que elas passem por constrangimentos ou até mesmo deixem de ser atendidas.
O vereador Daniel definiu o projeto de lei como “simples em sua essência, mas simbólico.” Em seguida disse que essas pessoas “merecem ter seus direitos garantidos e qualidade de vida”, lembrando que em Belo Horizonte o uso do cordão de girassol já é uma realidade. Marly Coelho, por sua vez, reforçou a importância do PL, que visa garantir, por intermédio das políticas públicas, os direitos destas pessoas.
O Cordão de Girassol
O cordão de girassol é um acessório utilizado como símbolo de conscientização e apoio a pessoas autistas e com deficiências ocultas. Inspirado na beleza e resiliência dos girassóis, esse cordão representa solidariedade e compreensão.
Além disso, o cordão possibilita a identificação e a conexão entre pessoas que possuem essas mesmas condições, permitindo a formação de redes de apoio e proporcionando um senso de pertencimento.
O item também representa empoderamento. Ele simboliza a força e a resiliência daqueles que vivenciam o autismo e as deficiências ocultas, encorajando-os a abraçar sua individualidade e expressar-se livremente, sem medo de serem julgados ou estigmatizados.
LEIA TAMBÉM
Câmara Municipal de Viçosa celebra o mês do Orgulho LGBTQIA+
Câmara Municipal de Viçosa terá assessores para os vereadores
Fonte: Câmara Municipal de Viçosa e Genial Care | Foto: Depositphotos