Cataguases foi uma das 16 cidades brasileiras a receber o Prêmio cidades Inteligentes Edição 2023. O município foi escolhido devido ao projeto de parceria público-privada (PPP) lançado ano passado que permitiu um avanço significativo no uso da tecnologia para oferta de serviços públicos com base no conceito atual de Cidade Inteligente. A solenidade de entrega aconteceu no Hotel Royal Golden Savassi, na abertura do Fórum Internacional de Minas Gerais.
Desenvolvido com o apoio do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e executado pela Enel X Brasil, vencedora da licitação em Cataguases, a iniciativa está resultando em investimentos no município da ordem de R$ 60 milhões. O projeto em desenvolvimento em Cataguases é uma PPP de concessão administrativa que repassa à iniciativa privada um pacote de serviços que estão em fase de implantação pela empresa.
Estão incluídos neste pacote os seguintes serviços e benfeitorias:
– Substituição de toda a iluminação pública do município por lâmpadas em LED;
– Construção de 10 usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade dos prédios municipais com energia limpa produzida por meio da luz do sol;
– Instalação de 26 quilômetros de fibra ótica que vão levar internet de alta velocidade para os serviços públicos municipais,
– 17 locais públicos vão receber instalação de rede de internet por sistema de wi-fi;
– Criação de 35 pontos de monitoramento urbano com 68 câmeras de segurança;
– Construção de um Centro de Operação para a análise das imagens de segurança captadas.
O Cidades Inteligentes – Fórum Internacional de Minas é o primeiro congresso voltado à agenda Smart Cities das Gerais. Fundado em 2017 pela Govtech Brasil Master, em Belo Horizonte, a iniciativa nasceu da visão de fortalecer e dar visibilidade aos projetos relacionados direta e indiretamente ao tema, desenvolvidos pelos municípios.
O prefeito José Henriques, que está em Belo Horizonte, onde recebeu o prêmio, disse em suas redes sociais que sentia-se honrado por “elevar o nome de Cataguases a nível nacional”. E agradeceu ao diretor Carlos Eduardo (na foto principal ao lado do prefeito), do Consórcio Luz Cataguases, subsidiária da Enel X Brasil, pela parceria e esforço em modernizar o município.
LEIA TAMBÉM
José Henriques assina contrato para implantação do sistema Cidade Inteligente
Evento do Sebrae vai discutir o futuro das cidades inteligentes e conectadas
Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases