Cerca de 300 ligações irregulares, os famosos “gatos de energia”, já foram identificadas este ano pela Energisa Minas Rio nos 67 municípios da área de concessão: 65 em Minas e dois no estado do Rio de Janeiro. Essas fraudes geraram um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 448 mil. Quase 450 mil quilowatt-hora foram consumidos, o que seria suficiente para abastecer 3.461 residências por um período de 30 dias.
Os furtos de energia prejudicam a população, pois afetam o fornecimento de energia e a arrecadação de impostos. Outro problema é que as ligações irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, podem trazer riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico.
Vale ressaltar ainda que as ligações clandestinas trazem prejuízos para o setor elétrico e consumidores, além de acidentes para quem realiza a ligação, já que pode ocasionar um choque elétrico e danificar a rede de distribuição de energia ou podendo até causar um incêndio.
“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, nós conseguimos realizar melhorias importantes para toda a população. Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental, denunciando esses crimes. Furtar e fraudar energia é crime, previsto no Código Penal Brasileiro. Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 032 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento”, explica o coordenador de Combate a Perdas da Energisa Minas Rio, Luiz Eduardo Mendes.
A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento: GISA – gisa.energisa.com.br; Aplicativo Energisa On e no próprio site da empresa seguindo esta sequência: www.energisa.com.br > Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
LEIA TAMBÉM
Vegetação muito próxima à fiação pode gerar acidentes graves, diz Energisa
Atualização de cadastro facilita acesso aos serviços da Energisa
Fonte e foto: Energisa Minas Rio