Para garantir maior qualidade no fornecimento de energia aos seus clientes, assim como acompanhar o desenvolvimento populacional, serviços, agronegócio e indústrias, a Energisa realiza constantemente obras e manutenções no sistema elétrico que, por questões técnicas, algumas vezes, necessitam de desligamentos programados da rede de energia da região. Para isso, a Energisa Minas Rio trabalha de maneira intensiva e ininterrupta, com um cronograma de manutenções programadas na rede de que energia que abastece os 67 municípios na área de concessão da distribuidora.
Para este ano está previsto um investimento de R$ 258,6 milhões em obras e melhorias para dar mais robustez ao sistema elétrico, impulsionar o desenvolvimento e proporcionar mais conforto aos clientes. “Este ano, nas redes e linhas, teremos 30% a mais de obras que em 2022, que vão tornar nosso sistema elétrico mais robusto e seguro, garantindo mais qualidade da energia entregue aos nossos clientes. Entendemos que a energia é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social das cidades e comunidades nas quais estamos inseridos. É a energia que viabiliza novas tecnologias, oportunidades de emprego e renda, acesso à educação e cultura”, enfatiza Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Além das grandes obras como construção de subestações e linhas, na lista das melhorias estão inspeções técnicas, troca de cabos e equipamentos, substituição de postes, extensão da rede, obras de ampliação e podas de árvores que estejam próximas aos cabos de energia. Anderson Rabelo, gerente da Energisa Minas Rio, lembra que, por questões de segurança, algumas obras precisam ser realizadas com a rede desligada. “Mas com o investimento em tecnologia e equipes devidamente treinadas, boa parte desses serviços é feita por equipes especializadas em ‘linha viva’, ou seja, o serviço é feito com a rede elétrica ligada para que o cliente não sofra com a interrupção no fornecimento de energia durante a manutenção”, explica.
Ele destacou também o uso do mega jumper, um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que seriam interrompidos, e o uso de geradores móveis, equipamentos instalados no local dos serviços, que possibilitam fornecer energia aos clientes enquanto os trabalhos na rede de distribuição são executados. Investindo em todos estes recursos, a Energisa Minas Rio conseguiu, em 2022, reduzir em praticamente 60% os clientes que necessitariam ficar desligados durante as manutenções programadas.
“Mas quando é necessário realizar o desligamento da rede, em dias e horários programados, sempre avisamos aos consumidores com antecedência mínima de 72 horas. E um diferencial da nossa empresa é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco. Se ainda não recebe, basta entrar em contato com a Energisa e atualizar o cadastro”, explica Rabelo.
Para receber o SMS direto no seu celular basta atualizar o cadastro pelos canais digitais da Energisa: Site: energisa.com.br, WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br, Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular) ou pelo Call Center ligando 0800 032 0196.
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Fonte: Energisa Minas Rio