Cataguases vai ganhar a Escola SENAI de Audiovisual


Cataguases vai ganhar a Escola SENAI de Audiovisual

Um encontro ocorrido no início do mês de abril, na sede do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Cataguases, marcou a apresentação do projeto da Escola SENAI/SESIMINAS de Audiovisual, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais – FIEMG, que se destina à criação de uma plataforma educacional e profissionalizante direcionada em apoiar o mercado audiovisual mineiro. Foi também o início de novas parcerias em torno da implantação do ANIMAPARQUE, com a proposta de ampliação de sua rede educativa de formação e qualificação profissional no âmbito daquele Polo.

A reunião contou com as presenças de Cesar Piva, Djalma Dutra e Juliano Braz, representando o Polo Audiovisual, Ramon Coelho e Humberto Resende, da FIEMG; Claudio Rutz, diretor do SENAI Cataguases; Helder Queiroga, consultor do projeto SENAI Audiovisual; Rodney Rocha e Karina Freitas, da Fundação BAUMINAS; Marcos Aurélio Rodrigues e Fabiana Ceveriano, da Tecidos Cataguases e Instituto Francisca de Souza Peixoto; e o professor Leonardo Dutra, da Universidade Estado de Minas Gerais – UEMG.

Cláudio Rutz (na foto ao lado em primeiro plano) explicou o projeto. “Esta iniciativa destina-se à realização de cursos, oficinas, debates e palestras voltados à formação técnica e aperfeiçoamento profissional, à inclusão sócioprodutiva, tendo no público jovem seu foco principal, como forma de contribuir para o fortalecimento do segmento audiovisual no Brasil, em especial Minas Gerais”, disse. Ele também informou que o projeto já conta com forte atuação em Belo Horizonte, na sede do Centro Cultural SESIMINAS, e que a ideia, agora, “é que o projeto possa contribuir também para o fortalecimento das ações e atividades na Zona da Mata, em especial Cataguases, considerada um importante polo cinematográfico e audiovisual no Estado”, finalizou.

Na visita guiada, os participantes conheceram os espaços, estúdios e laboratórios do futuro ANIMAPARQUE, bem como as iniciativas e novas estratégias do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em especial, a parceria já em andamento com a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, por meio do curso de graduação de “Tecnologias em Cinema e Animação”. Outra ação destacada no encontro foi a implantação do Rio Pomba Valley, projeto liderado pelo Grupo ENERGISA, onde o Polo Audiovisual e o SENAI Cataguases já atuam em parceria.

Para Helder Queiroga, consultor da Escola SENAI do Audiovisual: “A proposta da Escola Senai é atuar de maneira complementar auxiliando na construção de uma plataforma educacional integrada que permita a ampliação de público, principalmente de jovens de baixa renda, para que a cidade possa contar em médio prazo com uma trilha pedagógica que permita aos jovens ingressar na profissão audiovisual e fortalecer a vocação da cidade em torno da economia criativa.”

“Essa parceria com SENAI é um sonho antigo. Estamos há anos no Polo Audiovisual, construindo a ideia de uma comunidade educativa, envolvendo nossa longa experiência prática de “aprender-fazendo” com os melhores profissionais do mercado audiovisual, combinada a processos de aprendizagem e à qualidade de conhecimento sistematizado pelas instituições de ensino, a exemplo da UEMG e o Instituto Federal Sudeste. Nosso propósito é promover a inclusão criativa e produtiva, sobretudo, de talentos de nossa região.”, afirma Cesar Piva.

O lançamento público das ações em parceria com a Escola SENAI Audiovisual ocorrerá no dia 7 de Julho de 2023, em uma ampla programação que será anunciada em breve.

LEIA TAMBÉM
SENAI está com inscrições abertas para cursos de Aprendizagem Industrial

Governo do Estado reconhece Cataguases como Polo Audiovisual da Zona da Mata

Texto e fotos: Beth Sanna