Prefeitura de Cataguases adota capina elétrica no município


Prefeitura de Cataguases adota capina elétrica no município

O prefeito José Henriques anunciou esta semana a adoção pelo município da capina elétrica. Neste sentido foi adquirido um pequeno trator acoplado a um equipamento que faz pequenas descargas elétricas no solo matando a planta por onde passa.

O conjunto mecânico acabou de entrar em operação no município e esta semana trabalhou no Bairro Bela Vista. O secretário de Serviços Urbanos, José de Alencar Farage explicou a novidade em um vídeo nas redes sociais da prefeitura.

Equipamentos para capina elétrica baseiam-se no contato direto dos eletrodos aplicadores de energia com a planta a ser controlada. A descarga elétrica, ao atingir as espécies daninhas, provoca alteração na fisiologia das plantas de forma irreversível, que murcham e morrem em pouco tempo.

Outra vantagem do método elétrico de capina é não apresentar qualquer tipo de contaminação, seja ambiental ou humana, uma vez que não utiliza qualquer tipo de químico no processo, apenas o meio físico de eletrocussão. Como se sabe, os herbicidas são – reconhecidamente – responsáveis por uma grande gama de problemas de saúde.

Assista a apresentação do novo equipamento.

LEIA TAMBÉM
Festival Conversa de Botequim está com inscrições abertas

Lei reduz jornada de servidor municipal responsável por pessoa autista

Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases e Embrapa