Para oferecer a energia elétrica que garante a funcionalidade de todos os eletrodomésticos e eletrônicos que facilitam a vida de milhares de pessoas, é que a Energisa Minas Rio trabalha de maneira intensiva e ininterrupta, com um cronograma de manutenções programadas na rede de energia que abastece os 67 municípios na área de concessão da distribuidora.
Na lista das melhorias estão inspeções técnicas, troca de cabos e equipamentos, substituição de postes, extensão da rede, obras de ampliação e podas de árvores que estejam próximas aos cabos de energia. Em 2022, foram cerca de 300 desligamentos para manutenções preventivas na rede, além de execução de 227 obras de melhorias de rede, sendo substituídas cerca de 3.700 cruzetas, mais de 6 mil estruturas foram manutencionadas e 114 Km de rede substituída para cabo protegido.
O que muitas vezes as pessoas não sabem é que há situações em que essas melhorias demandam o desligamento da rede de energia elétrica, para garantir a segurança dos eletricistas em atividade, do sistema elétrico e da comunidade.
“Com o investimento em tecnologia e equipes devidamente treinadas, boa parte desses serviços é feita por equipes especializadas em ‘linha viva’, ou seja, o serviço é feito com a rede elétrica ligada para que o cliente não sofra com a interrupção no fornecimento de energia durante a manutenção”, explica Anderson Rabelo, gerente da Energisa Minas Rio. Ele destacou também o uso do mega jumper, um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que seriam interrompidos, e o uso de geradores móveis, equipamentos instalados no local dos serviços e possibilitam fornecer energia aos clientes enquanto os trabalhos na rede de distribuição são executados.
Investindo em todos estes recursos, a Energisa Minas Rio conseguiu, em 2022, reduzir em praticamente 60% os clientes que necessitariam ficar desligados durante as manutenções programadas. Mas a Energisa nem sempre consegue utilizar essas técnicas e equipamentos em todas as manutenções, sendo necessário realizar o desligamento da rede, por questões de segurança, em dias e horários programados.
“Mas sempre avisamos aos consumidores com antecedência mínima de 72 horas. E um diferencial da nossa empresa é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco”, explica Rabelo.
Clientes informados
Em se tratando dos clientes de baixa tensão, os comunicados são feitos por meio de rádios locais, site da empresa e via SMS para os celulares de clientes com o cadastro atualizado na concessionária. Mas, para receber esse comunicado no seu celular, o cliente precisa estar com o cadastro atualizado na Energisa, ou seja, com o número do telefone do titular da unidade consumidora e demais informações para que a empresa possa entrar em contato com o cliente.
A atualização do cadastro é importante principalmente para as residências que têm, pacientes que dependam de equipamentos de sobrevida ligados à energia. Nesses casos, a concessionária tem o cuidado de atuar em um atendimento personalizado nas manutenções programadas e também nas emergenciais, como colisões contra postes, estragos provocados por condições climáticas, queimadas, entre outros.
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Fonte: Energisa Minas Rio | Foto: Arquivo