O prefeito José Henriques assinou, no último dia 16 de fevereiro, o contrato com o consórcio Luz Cataguases que vai executar um pacote de serviços por meio do sistema Parceria Público Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa. No total serão investidos R$ 60 milhões, que vão gerar uma economia média para o município de R$1,2 milhão por ano, somente em energia elétrica. Os serviços prestados pela empresa terão início imediato e os estudos para a implantação do sistema de Cidade Inteligente em Cataguases foi feito pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, IPGC.
José Henriques comentou o investimento recorde aplicado na infraestrutura do município. “Independente do tempo que eu ocupar o cargo de prefeito, a minha preocupação é deixar um legado positivo. No futuro, quero olhar para trás e ver que a nossa gestão conseguiu mudar a vida do cidadão. São investimentos que vão gerar economia para o município e oferecer mais segurança para a população, tanto com uma iluminação mais eficiente, como pelo monitoramento por vídeo. Com a redução das despesas, Cataguases vai ter maior capacidade de investimentos em áreas essenciais, como por exemplo, da saúde e da educação”, disse.
O diretor e-city da Enel X Brasil, Carlos Eduardo Cardoso de Souza, se mostrou otimista com o início dos trabalhos. “Estamos extremamente animados e comprometidos com este nosso consórcio em Cataguases. Neste primeiro momento, nosso foco estará principalmente na modernização do parque de iluminação do município, mas o projeto será uma grande referência no setor, uma vez que já nasce com a previsão de tecnologias integradas de cidade inteligente e geração de energia renovável. O consumo eficiente de energia nas cidades é fundamental para a transição energética e queremos contribuir para transformar as cidades em espaços mais iluminados, eficientes e seguros.”
A Luz Cataguases será responsável por fazer a substituição de toda a iluminação pública do município por lâmpadas em LED, construir 10 usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade dos prédios municipais com energia limpa produzida por meio da luz do sol, instalar 26 quilômetros de fibra ótica que vão levar internet de alta velocidade para os serviços públicos municipais, 17 locais públicos com instalação de rede de internet por sistema de wi-fi, 35 pontos de monitoramento urbano com 68 câmeras de segurança e construção de um Centro de Operação para a análise das imagens de segurança captadas.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Cataguases anuncia Consulta Pública sobre PPP Cidade Inteligente
Prefeitura faz licitação de diversos serviços para a população
Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases