Comerciantes de carne conhecem as novas regras para o setor


Comerciantes de carne conhecem as novas regras para o setor

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma reunião no último dia 31 de janeiro, com os responsáveis técnicos e legais dos estabelecimentos de comércio de carne, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Cataguases. O encontrou teve como tema a Lei Municipal nº 4.923/2023 e também sobre as medidas que a Vigilância Sanitária passará a adotar para cumprir a solicitação da 4ª Promotoria de Justiça, que há vários anos conduz um inquérito relacionado ao comércio de carne no município.

A lei 4.923, sancionada no dia 20 de janeiro de 2023, estabelece o Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos varejistas que comercializam carnes, no município de Cataguases. O dispositivo legal possui 96 artigos onde são estabelecidas as condições de funcionamento destes comércios, sua estrutura física, móveis, utensílios e equipamentos necessários, procedimentos de higienização, boas práticas sanitárias, documentação necessária, entre outras normas.

Conforme salientou a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Amanda de Souza Penha, a nova lei é mais moderna, atende às legislações estadual e nacional, e é melhor ajustada à realidade dos comerciantes locais e às necessidades dos consumidores, de forma a beneficiar ambas as partes.

A reunião com os comerciantes foi conduzida pela especialista em Vigilância Sanitária da Prefeitura, Elisângela Stephan, que esclareceu os principais pontos da nova lei, sanou dúvidas e estabeleceu prazos para adequações necessárias e ações em conjunto entre o órgão e os empresários do setor, de modo a atender a legislação e colaborar com o inquérito da 4ª Promotoria de Justiça. Os estabelecimentos terão prazo de dois anos, a contar da data de publicação da lei, para promoverem as adequações necessárias ao cumprimento das disposições estabelecidas na nova legislação.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Saúde realiza seminário inédito sobre Vigilância em Saúde

Estão em vigor as novas regras para rótulos de alimentos

Fonte: Jornal Cataguases | Texto: Cristina Quirino | Foto: Reprodução