Ao longo de 2022, a Energisa realizou ações de combate a furtos de energia. Só neste ano, cerca de 400 ligações irregulares foram identificadas, entre residências e comércios das cidades da área de concessão da distribuidora em Minas Gerais. Ao todo, foram recuperados mais de 620 mil KWh de energia, o equivalente a R$ 543 mil, suficiente para abastecer cerca de 5.200 residências por um período de 30 dias, que equivale ao consumo de energia residencial do município de Astolfo Dutra ou Rodeiro em um mês.
“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétrica. Por outro lado, a prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furtam energia, já que os famosos ‘gatos de energia’ impactam na qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, alerta o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima.
Este ano, a Energisa investiu em Minas Gerais cerca de R$ 1,7 milhão em ações de combate ao furto de energia como inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, análises de histórico de consumo e denúncias. “Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. A população sabe que o combate ao furto de energia é um dever de todos, já que uma parcela desse furto é repassada na tarifa de energia elétrica, por esse motivo denuncie as irregularidades em nossos canais de atendimento da Energisa”, reforça Lima.
Riscos à segurança
Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e ou até um acidente fatal. O risco também pode se estender à população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destaca o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Luiz Eduardo Mendes. O Descomplicador também dá algumas dicas: confira aqui.
Denúncias
Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 032 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento.
LEIA TAMBÉM
Mais de 400 mil raios foram registrados este ano na região, diz Energisa
Energisa renegocia fatura pelo celular com desconto de feirão
Fonte: Energisa | Foto: Reprodução