Arsae-MG autoriza reajuste nas tarifas da Copasa


Arsae-MG autoriza reajuste nas tarifas da Copasa

Após mais de dois anos e meio sem conceder aumento nas tarifas de água e esgoto, e realizar uma redução inédita de 1,52% na tarifa média em 2021, a Arsae-MG autorizou – em reunião da Diretoria Colegiada ocorrida no último dia 23 de novembro e transmitida pelo canal da Agência no YouTube – as novas tarifas para usuários da Copasa que passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2023.

Para a Copasa o reajuste tarifário buscou atualizar as tarifas em relação aos efeitos da inflação, envolvendo também compensações financeiras e a aplicação de prêmios ou punições em função de metas que monitoram a prestação do serviço. Assim, o efeito tarifário médio para os consumidores será de 15,70%, considerando que o índice deveria ter sido aplicado em agosto deste ano e foi adiado para janeiro de 2023.

A mudança da estrutura tarifária proposta pela Arsae-MG buscou preservar as classes sociais mais vulneráveis em detrimento de outras categorias. Com isso, o indicador de capacidade de pagamento, que evidencia o comprometimento da renda das famílias com o serviço de água e esgoto, passou de 6,11% em 2021 para 4,01% em 2022 para os usuários da categoria social. A Agência destaca que o indicador de capacidade de pagamento para os usuários da categoria residencial permanece abaixo de 3%, o que indica baixo comprometimento da renda média das famílias com o consumo de água e esgotamento sanitário.

LEIA TAMBÉM
Copasa lucra R$ 227 milhões no terceiro trimestre de 2022

Copasa faz renegociação de dívida com desconto de até 30%

Fonte: Copasa | Foto: Arquivo