No dia 12 de dezembro, dia da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, será realizada, às 19h30min, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, a celebração eucarística e ordenação dos diáconos cataguasenses, Márcio da Silva Nunes e Maycon Zeni Gonçalves, ambos de Cataguases, e de Augusto Nilo de Oliveira Vilela, de Muriaé.
Márcio e Maycon estão na fase conclusiva do curso de teologia e, após serem ordenados diáconos transitórios, exercerão os seus ministérios em paróquias da Diocese de Leopoldina por algum período. Após o exercício do ministério diaconal por tempo oportuno, eles estarão aptos para se candidatarem ao segundo grau da ordem – o presbiterado – quando serão ordenados sacerdotes, informa a diocese de Leopoldina.
Quem é Maycon Zeni
Maycon Zeni Gonçalves nasceu no dia 04 de junho de 1991, em Cataguases (MG). É filho de José Geraldo Lopes Gonçalves e Suely de Fátima Zeni Gonçalves (in memoriam).
Na adolescência teve efetiva participação no movimento EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo – e nos eventos do Setor da Juventude. Maycon Zeni teve a oportunidade de licenciar-se em Letras, pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS), em 2011.
Mais tarde, identificou-se com a espiritualidade do Movimento Renovação Carismática Católica, onde amadureceu a ideia de participar dos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina.
Ingressou no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, à época situado em Cataguases, em 2016 e, no ano seguinte, no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – concluiu o curso de Filosofia (2019) e está no último ano de teologia, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023.
Fez o seu estágio pastoral nas paróquias São José de Tocantins (2017); São Sebastião de Piraúba (2018 a 2019 e 2021 a 2022); Paróquia Santo Antônio de Pádua de Astolfo Dutra (2020 a 2021) e São Benedito de Leopoldina (2021).
Quem é Márcio Nunes
Márcio da Silva Nunes nasceu no dia 20 de janeiro de 1997, em Cataguases (MG). É filho de Márcio Nunes e Simone Aparecida da Silva.
Incentivado pelo pároco da época, padre Edson Campos, participou dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese de Leopoldina, vindo a ingressar no Seminário Propedêutico, em Cataguases, em 2015 e, no ano seguinte, no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – concluiu o curso de filosofia (2019) e está no último ano de teologia, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023.
Fez o seu estágio pastoral nas paróquias Sant’Ana de Pirapetinga (2017); Santo Antônio de Miraí (2018 a 2019); Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (2019 a 2020); Paróquia São Sebastião de São Geraldo (2021) e Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases (2022).
LEIA TAMBÉM
Ordenação sacerdotal acontece neste sábado, 27, em Sereno
Bispo da diocese de Leopoldina vai ordenar dois diáconos
Fonte e fotos: Diocese de Leopoldina