Dois cataguasenses serão ordenados diáconos em dezembro


Dois cataguasenses serão ordenados diáconos em dezembro

No dia 12 de dezembro, dia da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, será realizada, às 19h30min, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, a celebração eucarística e ordenação dos diáconos cataguasenses, Márcio da Silva Nunes e Maycon Zeni Gonçalves, ambos de Cataguases, e de Augusto Nilo de Oliveira Vilela, de Muriaé.

Márcio e Maycon estão na fase conclusiva do curso de teologia e, após serem ordenados diáconos transitórios, exercerão os seus ministérios em paróquias da Diocese de Leopoldina por algum período. Após o exercício do ministério diaconal por tempo oportuno, eles estarão aptos para se candidatarem ao segundo grau da ordem – o presbiterado – quando serão ordenados sacerdotes, informa a diocese de Leopoldina.

Dois cataguasenses serão ordenadosQuem é Maycon Zeni

Maycon Zeni Gonçalves nasceu no dia 04 de junho de 1991, em Cataguases (MG). É filho de José Geraldo Lopes Gonçalves e Suely de Fátima Zeni Gonçalves (in memoriam).

Na adolescência teve efetiva participação no movimento EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo – e nos eventos do Setor da Juventude. Maycon Zeni teve a oportunidade de licenciar-se em Letras, pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS), em 2011.

Mais tarde, identificou-se com a espiritualidade do Movimento Renovação Carismática Católica, onde amadureceu a ideia de participar dos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina.

Ingressou no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, à época situado em Cataguases, em 2016 e, no ano seguinte, no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – concluiu o curso de Filosofia (2019) e está no último ano de teologia, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023.

Fez o seu estágio pastoral nas paróquias São José de Tocantins (2017); São Sebastião de Piraúba (2018 a 2019 e 2021 a 2022); Paróquia Santo Antônio de Pádua de Astolfo Dutra (2020 a 2021) e São Benedito de Leopoldina (2021).

Dois cataguasenses serão ordenadosQuem é Márcio Nunes

Márcio da Silva Nunes nasceu no dia 20 de janeiro de 1997, em Cataguases (MG). É filho de Márcio Nunes e Simone Aparecida da Silva.

Incentivado pelo pároco da época, padre Edson Campos, participou dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese de Leopoldina, vindo a ingressar no Seminário Propedêutico, em Cataguases, em 2015 e, no ano seguinte, no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – concluiu o curso de filosofia (2019) e está no último ano de teologia, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023.

Fez o seu estágio pastoral nas paróquias Sant’Ana de Pirapetinga (2017); Santo Antônio de Miraí (2018 a 2019); Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (2019 a 2020); Paróquia São Sebastião de São Geraldo (2021) e Santuário Santa Rita de Cássia de Cataguases (2022).

LEIA TAMBÉM
Ordenação sacerdotal acontece neste sábado, 27, em Sereno

Bispo da diocese de Leopoldina vai ordenar dois diáconos

Fonte e fotos: Diocese de Leopoldina