O período chuvoso está chegando com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) para os próximos meses, onde as chuvas podem vir em forma de pancadas, acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo. Para este final de semana prolongado, a previsão é de dias seguidos de chuvas com volume relativamente alto até quarta-feira, 16 de novembro, o que tende a favorecer que as temperaturas fiquem amenas no Sudeste do Brasil.
Com o tempo chuvoso, o feriado prolongado de muitos deve ser dentro de casa. E diversão em casa envolve equipamentos eletrônicos: notebook, celular, videogame, jogos on-line, TV. Mas Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa, faz um alerta: “para evitar surpresas, no final do mês, com a conta de energia, é importante ficar atento ao uso excessivo de alguns equipamentos e, principalmente, àqueles que são considerados os vilões do consumo de energia como geladeira e chuveiro”.
Para ajudar na tarefa de reduzir o consumo, a Energisa listou algumas dicas práticas que valem para qualquer época do ano:
➡️ estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;
➡️ videogames, computadores e aparelhos de TV: devem ser desligados quando não estiverem em uso. E nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso;
➡️ se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;
➡️ evite banhos demorados e prefira a posição verão. O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo. Na posição inverno, o chuveiro consome até 30% a mais se na posição verão;
➡️ desligue aparelhos direto nos botões ou nas tomadas. Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia;
➡️ criança tem que gastar a própria energia. Priorize atividades como pular corda, pega-pega, natação, bicicleta. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa que reforçam habilidades motoras e de aprendizado.
E se o tempo permitir e a brincadeira for ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita interrupção do fornecimento de energia e acidentes.
LEIA TAMBÉM
Projeto Nossa Energisa passa por quatro cidades em novembro
Energisa renegocia fatura pelo celular com desconto de feirão
Fonte e foto: Energisa Minas Gerais