Dom Edson Oriolo comenta encontro com o Papa Francisco


Dom Edson Oriolo comenta encontro com o Papa Francisco

Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina a qual a igreja católica de Cataguases pertence, está no Vaticano, onde se encontrou com o Papa Francisco. Trata-se da Visita Ad Limina Apostolorum que estão realizando em conjunto todos os bispos e arcebispos das regionais de Minas Gerais e do Espírito Santo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na última quinta-feira, 20, Dom Edson teve uma audiência com o Papa Francisco na Biblioteca do Vaticano, quando lhe entregou um exemplar de seu livro “Francisco, Bispo de Roma, e a Igreja Particular”, lançado recentemente pela Paulus Editora. A obra resgata conceitos fundamentais sobre o ministério peculiar do bispo de Roma e sua relação com as Igrejas particulares. O Papa Francisco recebeu com muito carinho o exemplar, conforme salientou a diocese de Leopoldina.

Durante a audiência com o Papa foi-lhe apresentado o relatório pastoral da diocese, com todas as informações sobre a seu respeito, enviado meses antes. “Duas coisas importantes brotaram em meu coração no encontro com o Papa Francisco, tivemos uma experiência de colegialidade e a respeito da catolicidade. Isso ajuda os bispos a voltar para suas dioceses, sendo verdadeiros pastores, sabendo que o magistério da Igreja apresenta ensinamentos e muitas realidades diferentes. O Papa Francisco nos impulsionou com uma mensagem de esperança, mostrando que o Evangelho vai nos ajudar nesse descompasso do real com o ideal, do ideal com o real”, comentou. Ele retorna ao Brasil no próximo dia 27.

LEIA TAMBÉM
Bispo da diocese de Leopoldina vai ordenar dois diáconos

Dom Edson Oriolo toma posse como novo bispo da Diocese de Leopoldina

Fonte e foto: Diocese de Leopoldina