Em meio ao caos que ficou Muriaé, fortemente atingida por um temporal com ventos de mais de 100km/h na última terça-feira, 4 de outubro, um gesto solidário ajudou parte dos 72 mil clientes que ficaram sem energia elétrica na cidade.
Em duas das três unidades do Supermercado Armação, moradores puderam utilizar as tomadas para carregar seus aparelhos. A internet também foi liberada para quem necessitava acessar a rede mundial de computadores, principalmente porque telefonia e internet móvel ficaram inoperantes para muitos usuários.
“Até o procurador do município foi trabalhar no mercado na quarta-feira, já que a Prefeitura não tem gerador”, contou o sócio-proprietário do estabelecimento Luiz Gustavo de Souza, de 48 anos. “Como nosso gerador é potente, não tivemos problemas. E ainda pudemos ajudar.”
Ainda conforme ele, a procura, sobretudo na quarta-feira, dia seguinte ao temporal, foi intensa. “Acredito que mais de mil pessoas tenham passado pelas lojas. Era muita gente. Foi preciso colocar algumas regras, tentando alternar em meia hora, uma hora, o tempo de uso”.
Pânico
O comerciante relatou também os momentos vividos durante o temporal. “Sou nascido aqui, tenho 48 anos e nunca vi algo parecido. Foi um vendaval assustador, que chegou de uma hora para outra, causando pânico geral. A gente só via as coisas voando, como tampas de caixa d’água”.
Ainda conforme ele, as lojas da rede também tiveram prejuízo, como queda de forro e porta de vidro. Passado o susto, ele brinca que, da boa ação, houve grande movimentação no supermercado na noite seguinte ao temporal.
“Na quarta à noite fomos o único restaurante [que também funciona no espaço] aberto. As pessoas aproveitaram para carregar os aparelhos, usar a internet e ainda tomaram uma cervejinha gelada. Ficamos lotados”.
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Fonte e foto: g1 Zona da Mata