São Manoel do Guaiaçu, distrito de Dona Euzébia, terá seu sistema próprio de esgotamento sanitário. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira, 26 de setembro, após ter o seu projeto aprovado na segunda etapa do edital PROTATAR CEIVAP nº 02/2022. Com isso o município vai receber R$ 2,7 milhões para as obras de construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O resultado das análises técnicas realizadas pelo CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) podem ser acessadas clicando aqui, e confirma que Dona Euzébia atendeu a todas as adequações e informações complementares solicitadas por aquele órgão. Paralelamente, o município se adiantou e enviou a licença ambiental para a construção da ETE, última etapa desse processo e adquiriu o terreno (foto acima) onde será erguida a estação de esgotamento sanitário.
Conforme informou a advogada e consultora ambiental Renata Lopes que atua neste processo, a prefeitura de Dona Euzébia contou com a consultoria da empresa ARES Soluções Ambientais em todas as etapas. Ela disse também que o início das obras está sendo aguardado ainda para este ano, “mas esta decisão é da AGEVAP – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – que deverá ser divulgada em breve. Entretanto, após o seu início, a ETE deverá ficar pronta em cerca de seis meses”, completou.
Este ano, oito municípios foram habilitados no referido edital, sendo Dona Euzébia o único da região, acrescentou Renata. Ela também informou que a ETE de São Manoel atenderá todos os 1.598 habitantes atuais e está projetada para o crescimento populacional esperado para o distrito. “Todas essas conquistas são resultado de muito esforço da administração municipal e parceria com empresas sérias e comprometidas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, destacou.
Com relação à implantação de uma ETE para atender à sede do município de Dona Euzébia, ela revelou que a prefeitura está fazendo as adequações necessárias no projeto para que seja submetido no próximo edital de financiamento. “Desta forma – concluiu Renata – a administração municipal está dando continuidade ao seu compromisso de proporcionar melhoria na qualidade de vida da população euzebense.”
LEIA TAMBÉM
Dona Euzébia obtém Licença Ambiental para construção de uma ETE
Foto: Prefeitura de Dona Euzébia