Manutenção programada na rede elétrica beneficia os clientes


Manutenção programada na rede elétrica beneficia os clientes

Diversão com jogos eletrônicos, assistir ao jogo do seu time, facilidade com aparelhos eletrodomésticos, uma água gelada, ventilador ligado: são alguns dos benefícios da energia elétrica. Mas, para isso, é preciso manter a rede elétrica em bom estado.
Por isso, a Energisa realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade. Somente este ano, de janeiro a agosto, foram substituídas mais de 2 mil cruzetas e cerca de 3.500 estruturas foram vistoriadas para substituição de equipamento na área de concessão da Energisa em Minas Gerais, o que contribui para a melhoria do serviço fornecido e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.

Para realizar essas manutenções, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que em muitos casos permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Para isso, eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho.

Mas a Energisa não consegue utilizar essas técnicas e equipamentos em todas as manutenções, sendo necessário realizar o desligamento da rede, por questões de segurança, em dias e horários programados. “Mas sempre avisamos aos consumidores com antecedência mínima de 72 horas. E um diferencial da nossa empresa em Minas é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco”. explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Anderson Rabelo.

Rabelo explica ainda que, mesmo quando não é possível abrir mão do desligamento programado, a Energisa busca recursos para minimizar os impactos. “É o caso do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que precisaremos desligar. Outra solução são os geradores móveis; somente este ano, eles foram utilizados em mais de 30 obras programadas”, explicou.

E quando o cliente não é avisado? Em algumas situações o sistema de energia pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas, objetos na rede ou acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Rabelo.

LEIA TAMBÉM
Simulado treina equipes da Energisa para situações de emergência

Energisa investe R$ 1 milhão em eficiência energética em oito cidades de Minas

Fonte e foto: Energisa Minas Gerais