Em dezembro de 2008 o Grupo PERA estreou a sua primeira peça teatral chamada “O Encostado” em Cataguases, fortalecendo esta vertente artísticas da cidade. Agora, catorze anos depois, mais atual do que nunca, com várias apresentações e participações em festivais ao longo desse período, a peça retorna aos palcos cataguasenses para fazer a plateia dar boas gargalhadas.
O texto conta a história de um cidadão – Sr. Cipriano – que procura um serviço público de Assistência Social com o objetivo de conseguir um benefício previdenciário, no caso, o Auxílio Doença e, assim, viver o resto da vida “encostado”. Para isso ele alega à assistente social Maria Perpétua, que está com vários problemas de saúde e, portanto, impedido de trabalhar, para justificar o recebimento do benefício. A partir daí muita coisa acontece acompanhada de situações hilárias.
A apresentação faz parte do Projeto COMEDIALÉM, do Grupo PERA em parceria com a Energisa e Fundação Ormeo Junqueira Botelho, voltado para a ocupação mensal do Centro Cultural Humberto Mauro. O objetivo é que estas peças, que resgatam as raízes do grupo e são voltadas para o público juvenil e adulto, possibilitem promover o contato maior com o teatro e propiciem boas risadas, conta Eric Araújo, um dos fundadores do PERA.
As duas apresentações ocorrerão na sexta-feira, 16, e sábado, 17 de setembro às 19h30min, no Centro Cultural Humberto Mauro. Os ingressos já estão disponíveis para venda no local, pelo preço único de R$10. No elenco estão Eric Araújo (Cipriano) e Sandra Mara (Maria Perpétua). O texto e a direção são Eric Araújo com apoio técnico de Aline Millani e Pâmela Félix, e classificação etária a partir de 14 anos.
LEIA TAMBÉM
Grupo PERA comemora 13 anos com o espetáculo “Beijo Travoso”