Cataguases completa neste 7 de setembro, 145 anos de sua emancipação político-administrativa e, para comemorar a data, como acontece todos os anos, teve início às 8 horas, em frente ao Paço Municipal, uma solenidade cívica que celebrou também o bicentenário da Independência do Brasil. Estiveram presentes o prefeito José Henriques e sua esposa, Gabriela, secretários municipais e demais autoridades, como o vice-prefeito Marco Andrade – orador oficial do evento, além de alunos de escolas municipais e pessoas da comunidade.
A Banda Rogério Teixeira, do Centro Cultural Sicoob Coopemata executou os hinos Nacional durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Cataguases e, em outro momento da cerimônia, executou o Hino de Cataguases. Chamou a atenção do público a apresentação inovadora da fanfarra do Caic, que trouxe um ritmo diferente, fora dos padrões para este tipo de comemoração e até com uma coreografia especial que encantou o público. Ao longo de sua apresentação seus integrantes foram aplaudidos várias vezes (veja o vídeo ao final da matéria). Encerrando, o Tiro de Guerra fez o seu tradicional desfile.
Marco Andrade, que também é Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, fez o pronunciamento oficial da solenidade. Ele frisou o significado daquela comemoração: “Comemorar, portanto, é mais do que preciso; é necessário para a preservação da nossa memória e identidade e para a construção de um país mais justo e que represente a todas e todos os brasileiros,” destacou questionando em seguida: “o que conseguimos até agora e quais são as metas prioritárias?”
Sobre Cataguases, Marco Andrade, fez um breve relato de sua história, destacando o surgimento da indústria e a forte presença cultural, especialmente na arquitetura. “Hoje – disse o vice-prefeito – vivemos desafios contemporâneos, mas extremamente ligados ao nosso passado. E é nosso dever enfrentá-los na busca da Cataguases que queremos e merecemos viver”, salientou. Por fim destacou o papel de José Henriques na condução do processo de desenvolvimento do município para concretizar os sonhos de sua população.
Em seguida o prefeito José Henriques reverenciou os 200 anos da Independência do Brasil, dizendo que este processo começou com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil dando início a “uma série de transformações por aqui. Desde então – continuou – vimos a abolição da escravatura, o voto feminino, e muitas outras transformações”, lembrou. E voltando-se para Cataguases afirmou que “Neste momento, Cataguases volta a crescer novamente, depois de catorze anos parado. Tenho certeza que não estamos sozinhos (nesta luta) e vamos juntos continuar levando Cataguases sempre adiante”, finalizou José Henriques.
LEIA TAMBÉM
Hora Cívica comemora oficialmente os 144 anos de Cataguases
Veja os principais momentos do desfile da fanfarra do Caic.