Ações de combate a furtos e fraudes de energia identificam irregularidades e desvios de energia, o famoso ‘gato’. Somente no primeiro semestre deste ano, na área de concessão da Energisa em Minas, foram recuperados cerca de 310 mil kWh de energia, após serem desviados ou não registrados no sistema de medição da concessionária, o que já corresponde a 70% da energia recuperada em 2021. Um prejuízo de aproximadamente R$ 310 mil, suficiente para abastecer 2.575 casas populares, por um mês, o que equivale ao consumo de energia residencial do município de Dona Euzébia, em um mês.
Entre as ações realizadas para combate às fraudes e furtos de energia estão: inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, análises de histórico de consumo e denúncias. Nos seis primeiros meses deste ano, já foram realizadas aproximadamente 6 mil inspeções e identificadas mais de 250 irregularidades, 70% dos casos de todo o ano de 2021.
As notificações e regularizações de fraudes e furtos de energia são fundamentais para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes. “A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. Se tem furto de energia, a rede está fornecendo além do que foi planejada, impactando a qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, explica Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.
A prática é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão. De acordo com Lima, quando a fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a concessionária tem como cobrar os valores retroativos, referentes ao período da irregularidade, ou seja, em que a pessoa usou energia, mas não pagou, conforme Resolução 1.000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.
“Este ano, estamos investindo R$ 1,7 milhão em ações de combate ao furto de energia. Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. A população sabe que o combate ao furto de energia é um dever de todos, já que uma parcela desse furto é repassada na tarifa de energia elétrica, por esse motivo denuncie as irregularidades em nossos canais de atendimento da Energisa”, reforça Lima.
Riscos à segurança
De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Luiz Eduardo Mendes, nessas inspeções, que fazem parte da rotina de atuação da empresa, o intuito é zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e ou até um acidente fatal. O risco também pode se estender à população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destacou.
Conforme Mendes, a Energisa possui um sistema de inteligência artificial capaz de acompanhar o comportamento de consumo de cada cliente. Em situações de anormalidade no consumo, é realizada uma inspeção para constatar se há, ou não, qualquer intervenção na rede.
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Fonte: Energisa | Foto: Correio Brasiliense