Quem for tirar a carteira de motorista a partir desta quarta-feira, 1º de junho, ou renová-la, vai receber o documento em seu novo formato – “mais moderno” – e poderá usar o nome social e da filiação afetiva do condutor. Além das novas informações, o documento também sofreu alterações estéticas com a adição do amarelo e outros elementos para dificultar fraudes e a sua falsificação. A nova CNH traz também um QR Code que pode ser utilizado para emitir a versão digital.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as novidades visam cumprir determinações legais. A substituição do documento não é obrigatória e será implementada gradualmente para as novas habilitações e, eventualmente, renovações e segundas vias. O documento também poderá ser utilizado em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros, visto que será incorporado o código internacional utilizado nos passaportes.
Segundo a resolução publicada, através da nova versão da carteira será possível identificar as categorias de veículo que o condutor está apto, além de informações sobre atividades remuneradas como motorista e possíveis restrições médicas. As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Com nova lei de trânsito motoristas podem ter desconto de 40% em multas
2022 terá CNH nova e proprietários de veículos não vão pagar DPVAT
Novas leis de trânsito entram em vigor neste mês. Veja o que muda
Fonte: TecMundo e Agência Brasil | Foto: Ministério da Infraestrutura – Conselho Nacional de Trânsito