No último sábado, 28 de maio, foi realizada na Casa de Festas Manto Verde, em Cataguases, a 498ª Reunião da UREZOMA (União das Regionais da Zona da Mata). O evento contou com a participação de médicos de Cataguases e região, estudantes de medicina da FAGOC, UNIFAMINAS, UNIREDENTOR, SUPREMA e UFJF. Também estiveram presentes o diretor de Assuntos do Interior, da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) médico Lincoln Lopes Ferreira, e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing, Paulo Roberto Repsold, além do presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), médico Joseph Freire.
Na programação, doutor Joseph – que coordena o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo – fez uma palestra sobre o “Cigarro eletrônico: repaginação e renovação da indústria do tabaco.” Em seguida foram ministradas as seguintes palestras: “Infecções do trato urinário não complicadas: diretrizes atuais”, com o médico infectologista da Fundação Cristiano Varella, Bruno Lucy, e o advogado Valdeli Furada Gomes, da HG Sociedade de Advogados, falou sobre “Qual a importância da Lei Geral de Proteção de Dados para o profissional médico”, e, encerrando as palestras, o médico e diretor de assuntos do interior da AMMG, Lincoln Lopes Ferreira, abordou sobre os “Desafios dos estudantes de Medicina no século XXI.”
O presidente da SMCC avaliou o evento como um sucesso “tanto pelos temas relevantes abordados bem como quanto a participação maciça dos profissionais. Além disso, quero destacar que os acadêmicos de Medicina trouxeram jovialidade e esperança ao grupo de veteranos médicos, além de representaram o futuro da nossa nobre profissão”, salientou Joseph Freire. Ele lembrou que as reuniões da UREZOMA atualizam os profissionais médicos a respeito de assuntos que estão em alta na prática médica e contribuem “significativamente para o aprimoramento profissional o que é muito importante para mantermos a qualidade da medicina de nossa região”, analisou Joseph.
Durante a reunião foi empossada a nova diretoria da Associação dos Acadêmicos de Medicina de Cataguases, vinculada à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, que ficou assim constituída: Daniela Miranda (Presidente); Maria Eduarda Menezes (Secretária); Camilla Rodrigues (Diretora Científica); Bianca Rodrigues (Diretora Financeira). Antes do encerramento foram prestadas homenagens com o Troféu de Mérito Médico Dr. José Queiroz aos médicos Hudson Pinheiro de Faria, Humberto Rufino e Pedro César Martins. Já o médico Roberto Marinho, foi agraciado com a Medalha Dr. Walter Gomes Rosa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dia do Médico: Sociedade de Medicina de Cataguases faz homenagens
Médico Joseph Freire é reeleito presidente da Sociedade de Medicina de Cataguases
Saúde de Cataguases realiza Jornada em Medicina de Família e Comunidade
Fotos: Acervo SMCC