A Caixa Econômica Federal anunciou no último dia 19 a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores das áreas afetadas de Cataguases por motivo de calamidade, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. Os saques podem ser solicitados por meio do aplicativo “FGTS”, disponível para os sistemas Android e IOS do seu smartphone, até o dia 6 de julho. É necessário possuir saldo positivo na conta do fundo e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$6.220, conforme as regras do banco público.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Veja no final deste texto o tutorial que a equipe da Prefeitura preparou para orientar a população sobre a retirada dos recursos.
Para pedir a liberação do recurso, o trabalhador deve fotografar do seu próprio aparelho um documento de identificação com foto, o comprovante de residência em nome do titular, podendo ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade e a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a). Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
Clique no arquivo em .pdf abaixo para abrir a lista completa das áreas afetadas:
Saque por Calamidade FGTS – Cataguases e Distritos
Defesa Civil Municipal auxilia na regularização dos endereços
Para as pessoas que residem nas áreas que tiveram a liberação do FGTS autorizada pela Caixa e estiverem com alguma divergência em relação ao comprovante de residência, a Defesa Civil está emitindo a Declaração de Residência, conforme o modelo exigido pelo banco público. Para que o atendimento seja realizado, é necessário que o interessado compareça no endereço Avenida Astolfo Dutra, 751 – Centro, entre 8h e 11h e de 13h às 17h. É necessário que seja apresentada a fotocópia de um comprovante de residência no período de novembro de 2021 até fevereiro de 2022; número do PIS; CPF; e Carteira de Identidade.
Tutorial
Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Arquivo