O prefeito de Cataguases José Henriques está em Belo Horizonte nesta quarta-feira, 16, onde tem duas reuniões que foram agendadas pelo deputado estadual Fernando Pacheco. No final da manhã, no momento em que esta matéria estava sendo publicada, José e Fernando se encontravam com o secretário de governo, Gustavo Correa. Eles foram pedir apoio para ações emergenciais devido aos prejuízos provocados pela enchente. Outra reunião acontece às 14h30min entre o prefeito, o deputado e o vice-governador de Minas, Paulo Brant, quando também vão expor a realidade vivida por Cataguases e pleitear investimentos do Estado no município como, por exemplo, na reconstrução das estradas rurais como a do Distrito da Glória (foto acima), que ficou praticamente destruída.
A forte chuva que caiu nesta madrugada em Cataguases e região fez o nível do rio Pomba subir, interrompendo a sequência de queda que havia sido iniciada no meio da tarde de terça-feira, 15. Em dez horas, o volume de água subiu de 6,11 metros, registrado às 21 horas de ontem, para 6,25 metros, anotado às 7 horas de hoje, quarta-feira, 16 de fevereiro. Desde então, a água vem baixando e às 11 horas desta manhã, o Pomba apresentava 6,06 metros, confirmando assim a tendência de queda. A mesma situação é observada no ribeirão Meia Pataca, também com recuo de suas águas.
Apesar da realidade atual dar um alívio na tensão vivida pela população desde o último fim de semana, quando o Meia Pataca encheu de forma inesperada e rapidamente, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social, orientam moradores da região ribeirinha a não retornarem à suas casas porque a previsão é de mais chuva, situação que deve perdurar até o próximo final de semana. Neste sentido, os abrigos disponibilizados pela prefeitura seguem abertos e aptos a receberem os desalojados. Equipe da Defesa Civil do Estado chegou à cidade na tarde de terça-feira e está vistoriando as regiões atingidas, bem como auxiliando na elaboração de relatórios técnicos para serem enviados aos órgãos estaduais e federais de apoio.