Não gosta de receber aquelas ligações intermináveis de telemarketing? Pois saiba que você pode se livrar delas de um jeito fácil, seguro e rápido. Felizmente, a Anatel tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Abaixo, você vai aprender como cadastrar seu número caso queira eliminar (ou pelo menos diminuir) essas ligações.
O que é o “Não Me Perturbe”
O “Não Me Pertube” é uma plataforma criada pela Anatel para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel/fixo, TV por assinatura e internet) das operadoras, bem como de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) de instituições financeiras.
Empresas participantes
Inicialmente, o site abrangia apenas algumas operadoras, mas no início de 2020, diversas instituições financeiras também aderiram a iniciativa. Abaixo você confere a lista completa:
Agibank;
Banco Alfa;
Banco do Brasil;
Banrisul;
Bari;
BMG;
Bradesco;
Bradesco Financiamentos;
BRB;
BV;
Caixa;
Cetelem;
CCB Brasil;
Digio;
Daycoval;
Facta Financeira;
Financeira Alfa;
Inter;
Itaú-Unibanco;
Itaú Consignado;
Mercantil do Brasil;
Mercantil do Brasil Financeira;
Olé Consignado;
PAN;
Paraná Banco;
Safra;
Santander;
Sicredi;
Zema Financeira.
Como funciona o “Não Me Perturbe”
É bem simples. Após realizar o cadastro, o bloqueio acontece em até 30 dias. Por isso, não estranhe se você continuar recebendo chamadas durante esse período.
Outro ponto que também deve ser mencionado é que o site não bloqueia todas as ligações. Na verdade, o bloqueio abrange apenas as chamadas de telemarketing que sejam relativas a ofertas de serviços que não foram solicitadas pelo cliente. Ligações não identificadas, que ficam mudas ou que não sejam sobre telemarketing não serão bloqueadas.
Quanto as instituições financeiras, o bloqueio entra em vigor em ofertas indesejadas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Por outro lado, essa restrição não se aplica aos seguintes casos: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.
Como bloquear ligações de telemarketing
1- Acesse naomeperturbe.com.br;
2- Clique em “Quero me cadastrar”;
3- Preencha as informações solicitadas, aceite os termos e clique em “Enviar”;
4- Clique no botão “Novo bloqueio”;
5- Insira o número do telefone que deseja parar de receber ligações e escolha quais empresas entrarão no bloqueio;
6- Clique em “Enviar”;
7- Um código de verificação será enviado por SMS para o telefone cadastrado. Digite os números no site e clique em “Enviar” para finalizar.
Feito isto é só esperar trinta dias o sistema da Anatel bloquear as ligações de telemarketing.
Minas Gerais oferece serviço semelhante
Em Minas Gerais, o consumidor tem à sua disposição outro serviço que também permite bloquear ligações telefônicas ou mensagens SMS que ofereçam produtos e serviços. Trata-se do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) que gerencia o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, um serviço realizado gratuitamente. Para utilizar é preciso se cadastrar clicando aqui.
Fonte: Tecnoblog e Não me Perturbe | Foto de Moose Photos no Pexels