O Índice de Custo da Cesta Básica de Cataguases calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, apresentou queda de 2,27% em dezembro comparado com o mês de novembro. A diminuição nos preços da batata, tomate, leite integral, arroz e feijão, juntamente com a estabilização nos preços da carne bovina e do óleo de soja, contribuiu para esse resultado; mesmo com a forte alta ocorrida no café em pó e na banana.
A pesquisa ocorre por meio da coleta dos preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo como base a metodologia adotada nacionalmente pelo DIEESE.
O levantamento demonstrou que neste mês de dezembro o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Cataguases é de R$582,15. Esse valor representa 57,21% do salário mínimo líquido. Dessa forma, um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 116 horas e 26 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.
Comparando os preços de dezembro com o mês de novembro, foi possível verificar que, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisados em Cataguases, 5 tiveram alta nos preços médios: café em pó, banana, farinha de trigo, carne bovina e óleo de soja. Oito produtos tiveram quedas em seus preços médios: batata, tomate, leite integral, arroz, feijão carioquinha, pão francês, açúcar refinado e manteiga.
Esta terceira pesquisa em Cataguases demonstrou uma forte queda nos preços da batata, do tomate e do leite integral, bem como um comportamento menos volátil no arroz, feijão, carne bovina e óleo de soja.
Estes fatos foram fundamentais para a queda no índice da cesta básica na cidade. Porém, é importante salientar a alta ocorrida no café em pó e na banana. É possível verificar que, mesmo com essa queda no valor da cesta básica, ela continua bastante elevada e representando mais da metade do salário mínimo líquido, o que prejudica o orçamento das famílias de baixa renda. Salienta-se mais uma vez, a importância de os consumidores pesquisarem preços e substituírem produtos e marcas mais caras a fim de minimizar o impacto nos gastos mensais.
A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.
Fonte: FIC-UNIS | Foto de Uriel Mont no Pexels