Cataguases manteve em outubro último o viés de aumento no número de empregos como foi registrado em agosto e setembro. A informação é do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, que foi divulgado nesta semana. A mesma Tendência também foi registrada nos demais principais municípios da Zona da Mata, todos com saldo positivo de empregos.
Apesar de em outubro o saldo positivo foi menor (22 novos postos de trabalho) do que nos dois meses anteriores (119 em agosto e 109 em setembro), o número confirma um pequeno reaquecimento da economia da região. É preciso lembrar que, de acordo com o Governo Federal, os dados informados consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.
Além de Cataguases, Leopoldina teve um saldo positivo de 144 novas vagas de trabalho preenchidas naquele mês, assim como Viçosa, com 200 novos postos de trabalho; Muriaé teve o preenchimento de 97 vagas, Visconde do Rio Branco, 66, e Ubá, 24. Juiz de Fora segue liderando a oferta de emprego na Zona da Mata com um saldo de 455 vagas ocupadas em outubro.
Ainda conforme o Caged, em 2021 o saldo de empregos na região se mantém positivo. Cataguases, por exemplo, criou 882 novas vagas de trabalho de janeiro a outubro deste ano. Já Muriaé o saldo é de 1.632 novos postos de trabalho e, em Ubá, 1.499 trabalhadores conseguiram emprego com carteira assinada este ano. Em Viçosa o saldo é de 1.062 vagas e em Leopoldina, 520 postos de trabalho foram ocupados. Juiz de Fora também lidera com a ocupação de 5.159 novas vagas criadas.
Fonte: Caged e g1 Zona da Mata | Foto: Arquivo Google