Dois artistas do desenho de Cataguases, Renatta Barbosa e Gustavo Legusta, participam da 4ª Feira de Quadrinhos da Casa, uma verdadeira maratona de entretenimento digital e gratuita, com mais de 100 lives, palestras, workshops, campeonatos com direito a premiações, entre outras atividades. Na ocasião, os dois vão apresentar trabalhos novos. Renatta fará o pré lançamento do seu livro “O Cristal das 12 dimensões”, que é uma história em quadrinhos infantil. Legusta vai lançar o livro “Coletânea Legustirinha”.
A Casa dos Quadrinhos realiza esta quarta edição da Feira de Quadrinhos da Casa, único evento nacional do segmento deste semestre, dedicado ao lançamento de projetos de mais de 30 artistas brasileiros com muito entretenimento. Pela primeira vez o festival gratuito será integralmente online, entre os dias 11 e 13 de junho, e uma oportunidade de comprar diretamente das mãos de quadrinistas e ilustradores, fomentando a produção local, explica a organização do evento.
“Será uma maratona de seis horas diárias de atrações, transmitida pelo Youtube, Twitch e Facebook, para quem aprecia a nona arte e tudo sobre cultura pop. A proposta da versão digital é manter a efervescência cultural com uma série de atividades que terão a participação direta e ativa do público”, revela Cristiano Seixas, co-fundador da Casa dos Quadrinhos e idealizador da Feira de Quadrinhos da Casa.
Reconhecida como uma feira que valoriza as criações brasileiras, esta edição recebeu três vezes mais inscrições de artistas em comparação a 2019. No Artists` Alley, esses profissionais e convidados poderão apresentar sua arte diretamente para seus fãs e comercializá-la sem qualquer custo ou repasse de percentual de vendas para o evento, de acordo com o curador da 4ª Feira de Quadrinhos da Casa, o ilustrador Régis Luiz, que adianta as participações.
“Estão confirmadas as presenças de Vitor Cafaggi (co-autor da graphic novel “Laços”, que originou a adaptação para o cinema “Turma da Mônica – Laços”), Germana Viana (quadrinista, “Gibi de Menininha”, “Patrícia”), Renatta Barbosa (roteirista da “Turma da Mônica”), Guilherme Balbi (responsável pelo design de filmes em Hollywood, como “Depois da Terra”; concebeu o design da minissérie em quadrinhos “Alien – The Original Screenplay”, da Dark Horse Comics), Bräo (artista de Cornucópia, Vermillion e Diva Satânica), Rebeca Prado (roteirista da Turma da Mônica” e das tirinhas Navio Dragão), Zé Wellington (Cangaço Overdrive, Luzia, Quem Matou João Ninguém, Steampunk Ladies), Eddie Vieira (escultor, autor de trabalhos como a Estátua Mônica, Estátua Homem de Ferro e Estátua Batman), Carol Rossetti (Artista Mulheres, Vento Norte, Cores, Love Your Body!, O Infinito de Lótus), Cristiano Seixas (diretor de arte, quadrinista, roteirista de “Alien – The Original Screenplay”), Eduardo Pansica (artista da DC Comics), Alexandre Tso (ilustrador).”
Além de quadrinhos, a programação contemplará mais de 100 transmissões ao vivo e simultâneas, com os âncoras do Palco CDQCon, feitas pelos artistas que atuam no Brasil e mundo afora nos mercados de quadrinhos, ilustrações, artes gráficas e animação. Tudo isso também inclui palestras e workshops gratuitos, com vagas limitadas, salas com jogos de RPG, campeonatos de board game, card game e cosplay (fantasias temáticas), com direito a premiações. Haverá ainda as lojinhas virtuais dos participantes – do Artists’ Alley – com quadrinhos, prints, sketchbooks, pôsteres, bottons, originais e outros produtos exclusivos.
Destaque também para os lançamentos autorais, entre eles, “Contos de Calango”, de Cristiano Seixas e do quadrinista Eduardo Pansica, uma narrativa sobre o encontro do Cerrado com a Caatinga do Norte de Minas Gerais. A dupla convidou os artistas Jane Carmen, Acir Piragibe, Alexandre Tso, Igor Cicarini e Guilherme Balbi para imprimirem seu olhar na ilustração de cada história, e a estudiosa e videomaker, Mônica Toledo, para assinar o roteiro do conto “Vermelho Urucum”. O texto de abertura é da ilustradora e quadrinista mineira, Carol Rossetti, e o projeto gráfico é do mineiro Gabriel Nascimento.
A 4a Feira de Quadrinhos da Casa é uma realização da Casa de Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais com recursos viabilizados pela Lei Aldir Blanc.
A história da Feira:
A Feira de Quadrinhos da Casa é realizada desde 2017, mas era chamada de Mini Feira HQ BH. As edições anteriores ocorreram em dezembro no Espaço Cultural da escola, à exceção de 2020 quando o evento não foi realizado. O formato trazia um mini Artists’ Alley com participação de artistas mineiros, além de mesas de RPG e card games, sessões de Flash Tatoo e tardes de autógrafos.
Fonte: Casa de Quadrinhos | Fotos: Acervo Renatta Barbosa e Gustavo Legusta