A equipe que compõe a Força-Tarefa chegou a Cataguases por volta de 11h30min e, ao descer no Campo do Flamenguinho, foi recebida pelo deputado estadual Fernando Pacheco, pelo prefeito José Henriques e pelo diretor de Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Renan Guimarães, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Felipe Ramos, entre outros. O voo, que estava previsto para chegar às 9h, atrasou por causa do mau tempo que impedia a decolagem em Belo Horizonte.
Conforme explicou o deputado, ali mesmo, no campo, aconteceu a primeira reunião, rápida, para situar os profissionais sobre a realidade do município. Em seguida, acompanhados da equipe técnica da GRS-Leopoldina, visitaram um Posto de Saúde, a Vigilância Sanitária e o Hospital de Cataguases onde permaneceram a maior parte do tempo. No final da tarde, o grupo embarcou de volta a Belo Horizonte.
Os integrantes da força-tarefa farão um diagnóstico da realidade da pandemia da Covid-19 no município e vão apresentar um plano de trabalho a ser implementado em Cataguases que deverá ser coordenado, a princípio, pela equipe da GRS-Leopoldina, revelou Fernando Pacheco. “Dentre as possíveis ações estão previstas a criação de novos protocolos de enfrentamento à doença, aquisição de uma usina de oxigênio para desafogar o Hospital de Cataguases, confirmação das causas que levaram a um aumento do número de casos na cidade, e outras demandas”, explicou.
A Força-Tarefa foi composta por quatro profissionais da Secretaria de Estado da Saúde. O grupo, conforme disse Fernando Pacheco, está “acostumado e tem experiência em situações de extrema gravidade e em eventos de grande porte já tendo trabalhado na preparação de Copa do Mundo, Olimpíadas e em tragédias como a de Brumadinho e Mariana, tendo, mais recentemente, atuado em Coromandel onde ocorreu um aumento significativo de mortes por Covid-19.” Fernando concluiu dizendo que agora vai buscar junto ao governo mineiro a presença em Cataguases de representantes de outros setores como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar para auxiliar nos trabalhos de prevenção junto à população.
Fotos: Assessoria do Deputado Estadual Fernando Pacheco