Antes mesmo que do início da pandemia, o Grupo Unis investe no uso de tecnologias e metodologias ativas, que tornam as aulas mais atrativas e interativas, promovendo o protagonismo, autoria e autonomia de seus alunos. A revelação é da professora e coordenadora do curso de Pedagogia daquela instituição, Juliana Ienacco. Para isso, os professores das instituições que compõem o Grupo, passam por constantes capacitações acerca do tema, completa.
Um dos recursos utilizados – revela – é o Google for Education, que compõe uma suíte de aplicativos como documentos online, planilhas, murais interativos e o Meet, um aplicativo para reuniões online. Recentemente, as escolas públicas de Minas Gerais, na tentativa de produzir melhor interatividade entre alunos e professores, adquiriu, também, o Google for Education.
Entretanto, o manejo e habilidade com as ferramentas do programa necessitam de uso contínuo para sua melhor utilização. É aí que surgiu a parceria entre os alunos de Pedagogia da FIC e a Escola Estadual Clóvis Salgado, através de sua supervisora, Luani Borges, ex-aluna de pedagogia da FIC.
Convidada a falar aos alunos de Pedagogia pela coordenadora do curso, sobre tecnologias assistivas, Luani (foto ao lado) relembrou o período em que desenvolveu uma atividade social de extensão na APAE de Cataguases, denominada Informática Lúdica. Durante a conversa com os alunos, apresentou os principais programas e softwares utilizados naquele momento e sobre o uso de tecnologias.
Luani também pode perceber as habilidades e competências que os alunos detêm acerca do uso do Google for Education. Depois, revelou a Juliana que pediu aos alunos criar tutoriais para o uso da ferramenta Google sala de aula, auxiliando os alunos da escola para um melhor uso do aplicativo.
De acordo com Juliana (foto abaixo), os alunos de Pedagogia ficaram muito entusiasmados em poder auxiliar a escola e criaram quatro tutoriais: 1 para acesso ao Classroom; 1 para anexar atividades; 1 para o uso das ferramentas e outro para auxiliar os alunos a responderem mensagens privadas e públicas dentro do software.
– Estamos abertos e prontos a auxiliar todos aqueles que desejarem capacitar-se, pois estamos certos de que o bom uso das tecnologias e metodologias ativas podem promover o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, não só nesse momento de pandemia, mas durante toda a sua trajetória escolar, analisa Juliana, que completa: “Acreditamos que parcerias como essas dão sentido ao que, de fato, é a Educação: um compartilhar constante de aprendizagens e saberes entre todos os entes e profissionais que atuam nos diferentes espaços educativos.”