MATÉRIA ATUALIZADA – A Associação de Proteção aos Animais de Cataguases vai realizar nos dias 22 e 23 de março, a castração de 140 cães e gatos, machos e fêmeas. O serviço será feito em parceria com o Castramóvel SUPA, de Ubá, e vai atender nas dependências do Haras Helena, que fica no Bairro Ibrahim. De acordo com a presidente da entidade, Laís Miranda Barros, os interessados devem se inscrever previamente enviando mensagem por meio do WhatsApp (32) 9 8833-9646.
Haverá um custo por cada castração, informa Laís, porém, “será cobrada uma contribuição referente a medicação pós-cirúrgica, insumos, deslocamento, hospedagem e alimentação”, destaca. Como as vagas são limitadas, ela diz que os interessados devem se apressar para garantir suas vagas. “Todo o procedimento será feito obedecendo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 e, por isso, serão castrados dez animais por hora, com limitação de entrada no local, acrescentou.
Entre outros motivos, castrar o seu animal de estimação evita o abandono de filhotes, bem como a superpopulação de animais nas ruas. Reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos, brigam menos e não têm os descontrolados impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva. A castração também pode ser vista como uma boa solução financeira para quem não pode arcar com os custos de uma ninhada depois da outra.
Com informações de Veja Saúde