Dois homens foram presos na tarde desta quarta-feira, 7 de outubro, por transportar animais silvestres em um automóvel roubado em São Paulo, em fevereiro deste ano. A ação aconteceu durante fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal na altura do Km 707 da BR-116, em Muriaé. Um dos presos já havia sido detido em Leopoldina pelo mesmo crime no dia 20 de julho deste ano.
De acordo com a corporação, os agentes abordaram um GM/Corsa, com placas de São Paulo/SP, quando encontraram em duas caixas plásticas dentro do porta-malas do veículo, 76 filhotes da espécie papagaio-verdadeiro sem a ventilação adequada, além de 119 filhotes de jabuti-piranga e 2 filhotes de cágado-tigre d’água, que estavam dentro de sacos de farelo fechados.
Os autores informaram que adquiriram os animais na cidade de Feira de Santana, na Bahia, e relataram que compraram cada papagaio por R$ 15 e cada jabuti e cágado por R$ 50. Conforme a PRF, eles também informaram que revenderiam os animais na cidade de Resende (RJ).
Durante os procedimentos de identificação veicular, verificou-se que o carro utilizado pela dupla possuía sinais de adulteração no chassi e constatou-se que havia sido roubado em São Paulo no dia 21 de fevereiro deste ano.
Eles foram presos por receptação de veículo roubado, transporte de animal silvestre sem a devida documentação e maus tratos a animais. Os bichos foram recolhidos pelo IBAMA de Juiz de Fora e o veículo apreendido e encaminhado ao pátio credenciado naquela cidade.
O vídeo abaixo mostra o momento da apreensão.
Fonte: O Vigilante Online | Foto e vídeo: PRF-Muriaé