O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 de Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, várias medidas relevantes para a população. Uma delas é a liberação de todas as linhas de transporte coletivo de passageiros do município que voltam a funcionar imediatamente. Também foi autorizado o funcionamento, em caráter experimental, da Feira de Artesanato, na Praça Rui Barbosa, já a partir deste sábado. Apenas vinte barracas poderão funcionar, não será permitido o consumo de alimentos no local, nem a presença de pessoas com 60 anos de idade ou mais trabalhando nas barracas. Todos os feirantes deverão usar máscaras e protetores faciais, as barracas ficarão distantes dois metros umas das outras, devendo estas medidas serem revistas no próximo dia 15 de outubro.
As sorveterias vão poder prestar atendimento interno com distanciamento entre as mesas de dois metros e podendo sentar apenas duas pessoas em cada uma delas. O uso de máscaras e de álcool em gel é obrigatório em todas as situações. Está proibido o atendimento no modelo self service. O serviço será prestado por um funcionário do estabelecimento que deverá instalar uma barreira física entre o produto e o cliente a fim de impedir seu acesso ao sorvete no momento do atendimento. O cliente não poderá consumir o produto em pé ou no balcão.
Em outra decisão, o Comitê Covid liberou o atendimento interno em bares, lanchonetes e trailers mediante a disponibilização de mesas e cadeiras aos clientes, limitado a quatro clientes por mesa. Está proibido o consumo no balcão ou em cadeiras instaladas à frente dele. As mesmas regras de distanciamento e de higiene se aplicam a estes estabelecimentos. Sorveterias, bares, lanchonetes e trailers deverão encerrar seu funcionamento às 22 horas. Depois deste horário as vendas deverão ser exclusivamente pelo sistema delivery.
Sobre o funcionamento das escolas, o Comitê decidiu que o retorno dos alunos do terceiro ano do ensino médio só vai ocorrer após a liberação pelo Governo do Estado. Sobre os cursos de graduação e pós-graduação, o Comitê pediu àquelas instituições de ensino que apresentem o plano detalhado de retorno das atividades presenciais e o protocolo de segurança Covid-19 “observando obrigatoriamente o distanciamento com o respectivo número de alunos por turma, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel”, além de impedimento de aglomeração no recinto. Os planos devem ser protocolados na Secretaria Municipal de Saúde até o dia 30 de setembro. Desse modo, o Comitê vai se posicionar a respeito na reunião seguinte à esta data. Até esta definição, as aulas presenciais em Cataguases continuam proibidas.
Foto de Lukas no Pexels e Acervo Prefeitura de Cataguases