O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 em Cataguases reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, e, entre outras deliberações aprovou a reabertura de diversas atividades comerciais no município. Também informou que o número de casos da doença aumentou na semana em decorrência do surto ocorrido no Lar São Vicente de Paulo. Outra informação foi a realização até o momento de 4.873 testes na população, número considerado acima da média nacional.
A partir do próximo dia 25 as academias de ginástica vão reabrir suas portas e retomar as atividades. No dia anterior, os proprietários destes estabelecimentos serão testados para Covid-19. Estas academias poderão realizar atividades de condicionamento físico, natação, Crossfit, hidroginástica, treinamento funcional, aulas de dança, airsoft e treinos físicos sem o compartilhamento de objetos. Para isso as academias deverão cumprir o protocolo estabelecido para o setor. Apesar disso, idosos e pessoas do grupo de risco não poderão participar das atividades.
Continuam proibidas no município atividades esportivas de contato físico como esportes coletivos (futebol, peteca, baralho, damas, xadrez, artes marciais, etc). Também estão proibidos o funcionamento de piscinas para lazer sauna e atividades assemelhadas. Os clube de lazer poderão funcionar somente com as atividades até agora liberadas e obedecendo ao protocolo estabelecido pelo Comitê Covid. Bares e restaurantes dos clubes permanecem fechados, bem como parquinhos e escorregadores. Fica proibido a distribuição de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras nas áreas comuns dos clubes, assim como as atividades de entretenimento em geral.
A agências de viagem ficam liberadas a funcionar após terem aprovadas o Requerimento que comprove a obediência ao Protocolo do setor. Também voltarão a abrir os guichês das empresas de ônibus na Rodoviária de Cataguases, bem como está autorizado, a partir do dia 25, o retorno das linhas de ônibus interestaduais regularmente, e de acordo com os critérios do Programa Minas Consciente.