A Energisa Minas Gerais investiu cerca de R$ 30 milhões nos primeiros seis meses deste ano na área de concessão da distribuidora. Apesar das medidas de contenção à pandemia de Covid-19, o volume está em linha com os investimentos realizados nos últimos anos. Atualmente, a Energisa Minas Gerais atende mais de 465 mil unidades consumidoras, divididas em 66 cidades, sendo 65 em Minas e uma no estado do Rio de Janeiro (Sumidouro).
A prioridade da Energisa é fornecer um serviço melhor aos clientes e garantir uma oferta de energia permanente e segura, levando conforto e bem-estar à população. Assim, a empresa continua sendo um vetor de desenvolvimento econômico e social nas regiões que atua, mesmo num momento de pandemia.
“Estamos atentos e atuando com foco para vencermos esse momento tão difícil que a pandemia nos trouxe. O cenário atual é um novo desafio para o setor elétrico. Por isso, seguindo à risca aos diversos protocolos para garantir a saúde e a segurança dos nossos profissionais, seguimos com os nossos trabalhos de melhoria e modernização para levar energia elétrica com qualidade para os nossos clientes”, destaca Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Gerais.
Nos primeiros seis meses do ano, a Energisa Minas Gerais realizou diversas iniciativas que visam garantir e melhorar o fornecimento de energia de todas as localidades atendidas pela empresa, como obras de expansão de redes para ligação de novos clientes, manutenções nas linhas de distribuição e subestações, melhorias no sistema elétrico para diminuir interrupções do fornecimento de energia e aquisição de novos transformadores de força para as cidades de Rio Novo, Visconde do Rio Branco, Matipó, Rio Pomba, Itamarati de Minas, além das obras de segurança com substituição de condutores de energia elétrica por cabos protegidos nas áreas urbanas.
A distribuidora também deu início à obra de expansão de rede com a construção da Linha de Distribuição de Alta Tensão que liga São Miguel do Anta a Muriaé, trazendo melhorias para a região. Além de ser uma importante interligação para a futura conexão do sistema de distribuição de energia elétrica de toda a região com a Subestação II de Leopoldina, que estará pronta em 2023 e que será ligada à rede básica do Sistema Interligado Nacional.
Com relação aos indicadores de qualidade do fornecimento, nesses primeiros seis meses do ano de 2020, o DEC (indicador que mede o tempo médio em horas que as unidades consumidoras ficaram sem energia) foi de 4,76 horas – uma redução de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior – e o FEC (indicador que mede a quantidade média de vezes que as unidades consumidoras ficaram sem energia) foi de 2,42 vezes, o que representa uma melhora de 2,5% na mesma comparação.
“No primeiro semestre, recebemos uma excelente notícia de que a Energisa Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking Aneel de Continuidade do Fornecimento de Energia, na categoria das distribuidoras com mais de 400 mil consumidores. Isso quer dizer que a Energisa Minas Gerais apresentou os melhores índices nos indicadores que medem a duração das interrupções (DEC) e a frequência das interrupções (FEC), comprovando que os investimentos que a distribuidora tem realizado na nossa área de concessão está resultando em excelência na qualidade do atendimento ”, explica Mantovani.
Investimentos e indicadores de qualidade do Grupo Energisa
Apesar do cenário de crise que toda a economia atravessa diante dos efeitos da Covid-19, o Grupo Energisa continuou com seus investimentos, que somaram R$ 1,386 bilhão nos primeiros seis meses deste ano, sendo R$ 671,5 milhões no segundo trimestre. Os recursos foram destinados, principalmente, para às 11 distribuidoras do Grupo Energisa em todo o país, que receberam, neste trimestre, R$ 568,4 milhões do montante total, a fim de promover a expansão e o reforço da rede e a melhoria contínua da qualidade da energia.
A continuidade dos investimentos teve reflexo positivo nos indicadores de qualidade. Dez das 11 distribuidoras do Grupo apresentaram desempenho melhor que a meta da Aneel para os indicadores FEC e DEC em junho deste ano, com evoluções consistentes dos dois indicadores. “O bom resultado é fruto do investimento em automação, construção e ampliação de novos alimentadores, subestações e linhas de alta tensão, além de uma maior assertividade das ações de manutenção, poda de árvores, adequação de veículos e aplicação de novas ferramentas e capacitação das equipes e gestão de produtividade. Todas as ações visam a atender cada vez melhor nossos clientes com segurança e confiabilidade”, ressalta Maurício Botelho, vice-presidente financeiro e diretor de Relações com Investidores do Grupo Energisa.
Fonte e Foto: Energisa Minas Gerais