As acadêmicas do Curso de Pedagogia da UEMG-Leopoldina, Ana Paula Gouvêa Chiconeli, Ariane Malta Beata e Francieli Braga Costa conduzirão o workshop Engajamento jovem: potencialização da leitura literária na formação do Pedagogo, pela plataforma on-line TEAMs, no próximo dia 18, às 20h. A informação é da direção daquela instituição.
Essa atividade está atrelada ao projeto de extensão – PAeX – “Conto Sonoro, Centro de estudos e oficinas de leitura literária, contação de histórias e uso de bibliotecas” e às ações do PIBID-subprojeto de Leopoldina.
O público alvo são os discentes que cursam Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, tanto das redes públicas como particulares, evidenciando aqueles que participam do PIBID-Pedagogia.
A discussão será norteada a partir dos resultados de pesquisas estaduais, nacionais e internacionais, no que se refere à deficiência da escola brasileira na formação leitora dos alunos de Educação Básica, o que sugere urgência de atitudes para a mudança desse cenário.
Sabe-se que o nível de desenvolvimento de leitura dos indivíduos interfere no desenvolvimento humano e econômico de uma nação. Se é responsabilidade dos futuros pedagogos formarem os leitores das gerações vindouras, torna-se relevante refletir sobre como potencializar o nível de leitura desses universitários por meio de diálogos e ações conjuntas.
Nesse sentido, caberá envolver, também, nessa interlocução os seguintes objetivos da Agenda 2030 da ONU: 04 – Educação de qualidade; 08 – Trabalho decente e crescimento econômico; 10 – Redução das desigualdades; 03 – Saúde e bem-estar; 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.
Como a literatura é tema recorrente no âmbito educacional, haja vista os documentos norteadores da Educação Básica (BNCC – 2017; e, Currículo Referência de Minas Gerais – 2018), é inegável não aprofundar nessa modalidade de leitura na graduação de Pedagogia. Além de ser arte da palavra, os textos artísticos despertam no leitor a sensibilidade, as interlocuções transdisciplinares, o autoconhecimento e a reflexão sobre suas práticas sociais, tanto que Sartre afirmou que “[…] o tema da literatura sempre foi o homem no mundo” (2006, pág. 118).
Vale salientar que este evento está inserido na programação de O dia Internacional da Juventude, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrendo em 20 países, até o dia 19 de agosto deste ano.
O objetivo principal desse programa é focar na educação e na conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
Os interessados deverão preencher o formulário da Microsoft Forms – https://bit.ly/2ChElAy. O link para participação no evento será enviado, no mesmo dia do workshop, às 19h, para o email dos inscritos. Será emitido certificação como carga horária complementar com o selo do programa da ONU.
Texto de Anicézia P. Romanhol Bette – Professora da UEMG e coordenadora do PIBID/subprojeto de Leopoldina | Foto montagem feita a partir de fotos cedidas pelas alunas.