O Curso de Pedagogia da FIC, coordenado pela professora mestra, Juliana de Paula Iennaco, aprovou junto à CAPES/MEC, um projeto para participar do programa nacional Residência Pedagógica. Ele tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
A FIC concorreu com universidades públicas e privadas de todo o país sendo aprovada pela CAPES. Assim, vai conceder, por meio do programa, 24 bolsas de R$ 400,00 cada aos seus alunos de Pedagogia aprovados em processo seletivo. Já professores de três escolas públicas de Cataguases vão receber uma bolsa no valor de R$ 765,00. Edital neste sentido foi publicado no site do Grupo Unis e os interessados participaram de um processo seletivo realizado no fim do mês de julho. Eles iniciam as atividades neste mês. As escolas aprovadas são as estaduais Clóvis Salgado, Guido Marliére e Coronel Vieira.
O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Na FIC é formado pela professora Juliana Iennaco, coordenadora institucional do projeto e pelos professores orientadores Elizabete Ramalho Procópio, Georgina Faria Mucci e Magda Mazini. “O projeto vem trazer aos nossos alunos a oportunidade de aperfeiçoamento da formação prática, promovendo a sua imersão na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso”, esclareceu Georgina.
Juliana Iennaco, acredita que o programa será um sucesso, pois contará com professores altamente gabaritados em alfabetização, para auxiliar os docentes orientadores na elaboração do plano de atividades do núcleo de residência pedagógica e para orientar os residentes na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica.
Segundo a professora Elizabete, entre os objetivos do programa está o de aprimorar a formação dos discentes, por meio do desenvolvimento de projetos que conduzam o aluno a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.
“Iniciaremos em agosto, com formação remota para todos os envolvidos”, completou a professora Magda, que afirmou, ainda, estar “muito animada” para essa nova proposta do programa, que já ocorreu em anos anteriores, pois acredita que através dele, “as escolas públicas e os alunos terão a oportunidade de promover uma aprendizagem voltada para a alfabetização com mais eficácia e melhores resultados.”