Nesta sexta-feira, 1º de maio, representantes da Companhia Industrial Cataguases firmaram novo acordo com os sindicatos das categorias abrangidas na empresa. Ficou acordado que a empresa retomará suas atividades nesta segunda-feira, dia 4 de maio de 2020, de forma moderada. Para tal, haverá redução da jornada de trabalho dos colaboradores em 25% (vinte e cinco por cento), com redução proporcional de seus salários, preservado o valor do salário-hora de trabalho, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, iniciando em 1º de maio de 2020 e terminando em 30 de junho de 2020, segundo disposto no art. 7º da Medida Provisória nº. 936/2020.
A decisão foi tomada considerando a disseminação da Covid-19 no Brasil e no mundo, sendo declarada como pandemia global pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, e as orientações do Governo Federal para que ocorra o isolamento social, mas permitindo que o setor industrial possa permanecer ativo, observando para tanto regras que visem diminuir os riscos de contágio dos empregados em atividade.
Dentre as medidas adotadas pela Industrial estão a distribuição de máscaras de tecido para todos os colaboradores, ampliação dos espaços dos refeitórios e cancelamento de todas as reuniões e treinamentos presenciais.
O comunicado de retorno ao trabalho, assim como as novas escalas considerando a jornada reduzida, foram encaminhados pela Cataguases aos seus colaboradores na noite desta sexta-feira, 1º.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Companhia Industrial Cataguases | Foto: Arquivo