Astolfo Dutra investiga primeiro caso suspeito de Covid-19


Astolfo Dutra investiga primeiro caso suspeito de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Astolfo Dutra confirmou o registro do primeiro caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada na tarde de quinta-feira, 19 de março, por meio de uma Unidade Básica de Saúde do Município. A Secretaria Municipal de Saúde fez questão de destacar que “ainda não há confirmação do caso, que segue em investigação.”

De acordo com aquele órgão, “o paciente está em isolamento domiciliar, passa bem e será acompanhado pela Unidade Básica de Saúde durante 14 dias”(quarentena). A Secretaria de Saúde de Astolfo Dutra assegurou ainda que todos os cuidados de biossegurança foram tomados pela Unidade de Saúde que também está monitorando todas as pessoas com quem o paciente teve contato. A pasta reforçou, ainda, que todos os viajantes provenientes das cidades onde esteja ocorrendo transmissão comunitária devem procurar o médico ao menor sinal de dificuldade respiratória.

O material coletado para exame foi enviado para a Funed – Fundação Ezequiel Dias – em Belo Horizonte, a única a fazer a testagem para o Covid-19 em Minas Gerais. Por conta disso, não há data para a divulgação do resultado que antes da pandemia era informado no mesmo dia. A notícia do primeiro caso suspeito no município fez o prefeito Bruno Ribeiro e a Secretária de Saúde, Rosângela Ruzo, a divulgarem um vídeo tranquilizando a população e pedindo a todos que fiquem em suas casas e as que estiverem na rua, evitar aglomeração.