Acordo no comércio libera funcionários do trabalho


Acordo no comércio libera funcionários do trabalho

Uma Convenção Coletiva de Trabalho assinada na tarde desta sexta-feira, 20 de março, entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores no comércio de Cataguases, determinou liberação do trabalho dos funcionários deste setor no período de 21 de março (sábado) até o dia 21 de abril de 2020. O motivo é a calamidade provocada pelo novo coronavírus. Duas convenções foram assinadas, uma para o comércio em geral e outra para o setor de gêneros alimentícios, que vai continuar funcionando, porém com novas regras.

Para os lojistas, a situação será a seguinte, a partir de amanhã: Poderão abrir suas lojas desde que não tenham nenhum funcionário trabalhando. A exceção é para farmácias, postos de gasolina, lojas de produtos veterinários e de ração, restaurante e padarias que vão continuar funcionando normalmente. Restaurantes e padarias devem obedecer ao Decreto Municipal baixado nesta quinta-feira, 19, visto que não são categorias cobertas pelos sindicatos que assinaram a Convenção Coletiva.

Já os supermercados e demais lojas de gêneros alimentícios, o funcionamento continua normal, porém, estas empresas estão obrigadas, a partir deste sábado, 21, até o dia 21 de abril, a manterem em suas casas os funcionários com mais de 60 anos de idade, os que tenham algum problema de saúde crônico, gestantes e lactantes, e mães que tenham filhos em idade escolar maternal ou no primário. Estes trabalhadores (nos dois casos aqui citados) que ficarão em casa neste período vão continuar recebendo seus salários normalmente. Quando a crise terminar, eles vão compensar as horas paradas.

No vídeo abaixo você conhece detalhes de mais esta mudança na vida dos cataguasenses.

https://youtu.be/s_kdpsWxd_I