No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o empreendedorismo feminino ganha destaque. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneuriship Monitor), em 2018, dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 24 milhões eram mulheres, número praticamente equivalente ao de homens na mesma condição. Em 49 países que participaram da GEM 2018, o Brasil teve a 7ª maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais, ou seja, aqueles que tinha negócios com até 3,5 anos de existência.
Quando falamos dos Microempreendedoras Individuais (MEI), as mulheres ocupam lugar expressivo. Pesquisa do Sebrae revela que, em 2020, as mulheres representam 47% do total de empreendedores formalizados nesta categoria no Brasil. A maior parte delas está envolvida com atividades nos setores de alimentação, moda e beleza, e trabalham predominantemente em casa (55%).
Os desafios, no entanto, ainda são muitos. Dados apontam que as mulheres empreendem mais por necessidade do que por oportunidade, e têm negócios menos longevos do que os dos homens. As mulheres, em geral, possuem negócios pouco diversificados, em segmentos de baixo valor agregado e menor capacidade de internacionalização. Apesar de serem mais adimplentes que os homens, pagam taxas de juros mais altas.
Sebrae DELAS
Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo feminino e ajudar a tornar os seus negócios mais competitivos, o Sebrae criou um programa exclusivo para as mulheres: o Sebrae DELAS. Nele estão contempladas diversas ações para incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. O objetivo do programa é capacitar e orientar as mulheres que transformam sonhos em oportunidades de negócios, estimulando o desenvolvimento de competências, comportamentos e habilidades.
O programa foi estruturado em três pilares: MEU, EU, NÓS, desdobrados em ações de sensibilização, capacitação e fortalecimento de redes que buscam mesclar os saberes e a força feminina direcionada aos negócios. O projeto começou com 200 atendimentos, e hoje mais de 500 mulheres, entre empreendedoras formais e informais, com diversos perfis, estão sendo atendidas e orientadas nas nove regionais do Sebrae em Minas Gerais, para que possam aprimorar e acelerar seus negócios.
Nota da Redação: A pesquisa GEM considera como empreendedores aqueles que têm um negócio formal ou informal, ou realizaram alguma ação, nos últimos 12 meses, visando ter o próprio negócio.
Fonte: Sebrae-MG