Alunos do 1º ao 5º anos do Carmo visitam o Container Vida Marinha


Alunos do 1º ao 5º anos do Carmo visitam o Container Vida Marinha

O container do Projeto Vida Marinha, de Educação Ambiental, está em Cataguases nesta semana e nesta terça-feira, 18, esteve estacionado na porta do Colégio Carmo, recebendo a visita dos estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Em grupos de 30 crianças, a experiência dura 30 minutos, orientada pela Oceanógrafa e Mergulhadora Laila Carvalho.

O Projeto Vida Marinha oferece um laboratório móvel dentro de um container projetado com o conforto de uma sala de aula, com bancos e ar condicionado, e os animais empalhados ficam dependurados nas paredes e expostos no chão. Os curadores deste museu itinerante, que são do Paraná e estão viajando por todo o país, explicam que nenhum animal foi morto para compor o acervo.

O objetivo é a conscientização ambiental, colocando o estudante em contato com animais que muitas vezes são vistos somente em livros ou na internet. O acervo é composto por animais que foram mortos em redes de pescadores, alguns de pesca predatória e outros mortos acidentalmente, vítimas de derramamento de petróleo, lixo e esgoto lançados no mar, encontrados na beira da praia.

Durante a visita, são abordados conteúdos de Biologia, com noções de classificação zoológica dos animais, e de educação ambiental, como pesca predatória, invasão de área de manguezais, derramamento de petróleo e poluição marinha.

Dentre as espécies em exibição estão invertebrados, como esponjas, cnidários (corais, anêmonas), equinodermos (estrelas-do-mar, ouriços), moluscos (polvo, lula, conchas de diversos tamanhos e cores), crustáceos (siris, caranguejos, lagostas) e também vertebrados, como peixes cartilaginosos (raias, arcada dentária de tubarão), peixes ósseos (peixe-espada, garoupa), répteis marinhos (tartarugas marinhas), aves (pinguim, garça, mergulhão) e mamíferos (lobo marinho).

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Colégio Carmo | Texto: Luciana Mendonça de Melo