Um projeto, desenvolvido por oito estudantes, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), constrói “tijolos de jeans”. O objetivo da ação é ajudar o Meio Ambiente e diminuir o custo do material.
De acordo com o técnico de robótica do grupo, Vagner de Paula, o município tem grande quantidade de empresas têxtil e, portanto, os proprietários têm a responsabilidade de dar o descarte correto para o jeans.
“Para dar a destinação correta, a empresa gasta cerca de R$ 3 mil. O ideal seria pegar esse tecido, moer, e jogar dentro do tijolo. O que resulta em um material ecológico e mais barato”, contou.
O projeto
Segundo Vagner de Paula, o tecido é moído e colocado na massa, que demora cerca de 25 dias para secar “Moemos, colocamos a massa. O tijolo fica 10% mais leve. Além de ser acústico por causa da fibra e isolante térmico”.
Conforme o grupo, foram feitos testes em uma prensa para saber se a resistência do produto atende às normas técnicas exigidas no mercado.
“No mínimo, o produto tem que aguentar cinco toneladas, o nosso deu sete toneladas e meia, com uma semana de secagem”, explicou o técnico.
Neste último final de semana, o grupo participou do Torneio Regional de Robótica em Contagem/MG onde apresentou o projeto e competiu com outras equipes de Minas Gerais.
Fonte e fotos: G1 Zona da Mata