Os jovens cataguasenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Dos inscritos, cem serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-033.
Para realizar a inscrição, basta acessar a página do Exército Brasileiro na internet (www.alistamento.eb.mil.br) com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Após esse procedimento, o jovem deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento que comprova a inscrição.
Aqueles que não possuírem acesso à internet ou não tiverem CPF devem comparecer na Junta de Serviço Militar, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, antigo Hospital Pronto Cordis, na Rua Gama Cerqueira, 70, Vila Domingos Lopes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É necessário apresentar Certidão de Nascimento, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome, e ter e-mail.
Penalidades para quem não se alista – Quem não se alistar dentro do prazo fica em débito com o Serviço Militar, podendo sofrer implicações, como pagamento de multa, proibição de retirar o Título de Eleitor, ser impedido de tirar passaporte e de ser empossado em cargo público, ter o CPF cancelado, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas, entre outras sanções.
Os inscritos devem ficar atentos também à data em que deverão participar do processo de seleção, que ocorre ao longo deste ano. Os jovens moradores da área rural devem se alistar normalmente. O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, elas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à Junta de Serviço Militar para requerer o Certificado de Isenção.
Fonte e foto: Tiro de Guerra 04-033.