Interditada ao tráfego de veículos na noite deste domingo, 02 de fevereiro, a Avenida Manoel Inácio Peixoto, no Bairro Beira Rio, em Cataguases, segue fechada para automóveis. Apenas motocicletas e bicicletas estão passando por uma das calçadas daquela importante via de ligação da cidade. Com a cheia do rio, a passagem pelos bairros Vila Reis e Justino não é mais aconselhável, porque a qualquer momento o local pode ser tomado pela água. Além disso, há muita lama naquela estrada que é de terra e vai ligar à ponte da Empa.
Na noite deste domingo, a Defesa Civil interditou a Avenida Manoel Inácio Peixoto pouco antes da entrada do Bairro Ibrahim devido a suspeita de que aquele trecho da via estava afundando. Na ocasião, a reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve no local e conversou com o secretário municipal de Obras, Walber Lacerda que evitou fazer qualquer diagnóstico alegando que por ser noite não tinha condição de vistoriar a área. Ele reiterou também a necessidade de interdição da rua, como medida de segurança.
Nesta manhã de segunda-feira, 03, Walber levou a equipe da prefeitura até lá e um trator escavou a área suspeita. Após poucas escavadas, foi encontrada uma cratera pouco abaixo do piso da rua de aproximadamente dois metros de profundidade. Para o Secretário este fato pode ser uma boa notícia. É que segundo suas suspeitas iniciais, o que pode ter ocorrido foi água pluvial ter solapado aquela terra provocando então o afundamento da via. Esta hipótese ainda não está confirmada, mas ganha força a cada momento. Esta tarde, o serviço vai continuar para descobrir a verdadeira causa do problema e estimar o tempo de conserto.
ISOLAMENTO PARCIAL – Com esse incidente, uma importante região da cidade está praticamente isolada. Exatamente a área industrial de Cataguases onde diversas empresas com milhares de funcionários trabalham e precisam se deslocar até lá diariamente. Nesta manhã de segunda-feira, 03, a passagem pela Vila Reis resolveu parcialmente o problema, mas a volta por aquele caminho não é mais recomendada. A reportagem ouviu responsáveis por algumas empresas situadas na região afetada pelo fechamento da Avenida Manoel I. Peixoto. Eles disseram que estão buscando alternativas com empresas de transportes privadas como Vans e microônibus para levarem seus colaboradores até o local de trabalho e, no caso da Energisa, até Vans da própria empresa foram utilizadas para levar seus funcionários do ponto interditado até a sede. A situação é preocupante porque ainda não há previsão para a liberação da avenida.
Um Plano B também está sendo estudado pela Prefeitura de Cataguases para ser deflagrado somente se o problema na Avenida for mais complexo e exigir um prazo maior para ser solucionado. Ele consiste na abertura de uma via alternativa para fazer a ligação entre o Beira Rio e a região da Taquara Preta. Esta mesma solução foi adotada com sucesso pela então prefeita Maria Lúcia, quando teve que trocar um tubulão naquela região. Inclusive, no domingo à noite, ele era apontado com a principal causa para o problema. Porém, nesta manhã, e até o fechamento desta matéria, os técnicos da prefeitura começaram a apostar suas fichas que o estrago possa ter sido provocado pela água pluvial de um bueiro.
Fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes.