O nível do rio Pomba em Cataguases estava em 6,80 metros no momento em que esta matéria estava sendo redigida, na manhã de sábado, 25 de janeiro. A noite foi longa para dezenas de moradores que foram obrigadas a deixar o sono de lado para vigiar o rio que subia rapidamente e começar a fazer a mudança para um lugar seguro. Mas a reportagem apurou que há famílias que não conseguiram se mudar a tempo e perderam móveis e eletrodomésticos.
De acordo com a Defesa Civil, que vem acompanhando ininterruptamente a situação do rio Pomba e do Meia Pataca, aquele ribeirão está sendo levemente represado pelo Pomba, mas em contrapartida, há informações de que em Astolfo Dutra o nível do rio que deságua no Pomba, começa a diminuir, o que pode significar que em poucas horas esta situação também comece a ocorrer em Cataguases, conforme previsão da Defesa Civil. Também neste momento, aquele órgão continua fazendo alertas para a população ficar atenta às regiões de encostas.
Alguns pontos da cidade estão completamente alagados e quem quer ir para a região de Leopoldina ou Juiz de Fora deve passar pela Granjaria já que na Vila Minalda há pontos de inundação, inclusive na entrada para o Bairro Dico Leite, conforme a Defesa Civil informa. Outros locais também estão fechados ao trânsito devido a alagamentos como a Avenida Meia Pataca, da Ponte da Vila Reis até a Rua Nogueira Neves, que também está alagada, bem como a Rua João Braga (atrás do prédio do Rotary) e Becos do Haroldo e do Flamenguinho.
Veja as fotos abaixo enviadas por leitores.