Um projeto realizado pelos alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) propõe alternativas sustentáveis para rejeitos da mineração. A ação, que sugere reaproveitamento de fósforo e ferro, foi vencedora da 2° edição da Biobased Battle, realizada na instituição neste ano.
Projeto
O projeto, denominado “Alternativas Sustentáveis”, consiste em usar a sílica, um componente muito comum nos rejeitos de mineração, para filtrar água de esgoto ou advinda da agricultura, retirando dela o excesso de fósforo.
O elemento em grande quantidade é considerado outro problema ambiental, com danos à saúde humana e de animais. Segundo os participantes, a ideia seria descontaminar a água e reaproveitar o fósforo como fertilizante agrícola.
Com técnicas específicas, os alunos também podem extrair o ferro, outro elemento comum nos rejeitos de mineração, que pode ser melhor reaproveitado.
Fazem parte do grupo os estudantes Thalles Mercês Carreiro, do Curso de Engenharia Química; Isabela do Carmo Precci Lopes, do Curso de Engenharia de Produção, e Caio Geaquinto Machado, da Engenharia Civil, além dos estudantes Sien Straureen, Nine Thyssen e Kacper Laskouiski, da Avans University, da Holanda.
Biobased Battle
Biobased Battle é um evento com duração de uma semana que objetiva o desenvolvimento de conceitos e soluções inovadoras para demandas reais da indústria.
Ao longo de cinco dias de competição, estudantes brasileiros e holandeses desenvolvem propostas inovadoras de solução para o desafio apresentado.
Os participantes trabalham em grupos multinacionais e multidisciplinares, simultaneamente no Brasil e na Holanda, e contam com apoio e supervisão de professores e profissionais da área para o acompanhamento de atividades.
Fonte: G1 Zona da Mata | Fotos: UFV-Divulgação