Os alunos do Curso Técnico de Administração do SENAI de Cataguases realizaram quarta-feira, 30 de outubro, nas dependências da escola, a primeira edição do Fórum de Administração, com o tema “Da Crise Econômica para a Era da Indústria 4.0” que também foi pauta de uma Mesa Redonda. A abertura oficial do Fórum foi feita pelo gerente da instituição Cláudio Rutz, que enfatizou a importância desse tema para a nova realidade econômica.
O evento contou com a presença de convidados ilustres que abrilhantaram a noite com muito conhecimento e troca de experiências. A mesa foi composta por Fernando Lima Costalonga, Diretor Técnico e Comercial do Grupo Energisa, Humberto de Abreu Santos, Diretor do Sicoob Coopemata, Luis Antônio Paixão, Coordenador do Curso de Administração da FIC/UNIS e Marcos Aurélio de Souza Rodrigues, Diretor Técnico da Companhia Industrial de Cataguases.
A Mesa Redonda foi organizada pelos alunos do curso técnico em Administração do SENAI de Cataguases, orientados pela instrutora do curso Juliana Sertore de Souza e pela pedagoga da escola Sandra Mara Dutra. Segundo a instrutora Juliana Sertore, “o tema foi escolhido a partir de uma análise do cenário econômico no qual as empresas estão inseridas, mediante as novas tendências da revolução digital que está fomentando a economia, que é a Indústria 4.0”.
A revolução digital, ou a quarta revolução industrial, chamada de Indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação. Visa à utilização de dispositivos inteligentes interligados para obter eficiência produtiva. Os convidados responderam perguntas que englobaram quais são os pontos positivos e negativos que a Indústria 4.0 irá trazer para as empresas, apresentando quais as melhores estratégias que podem ser planejadas para se prepararem para essa nova realidade da economia.
Ressaltaram também sobre a importância da qualificação de mão de obra para atender às novas necessidades do mercado digital, de constantes aperfeiçoamentos e a busca pelo novo, e enfatizaram que os profissionais de destaques serão aqueles que estarão sempre em busca de novos conhecimentos.
Dessa forma, os alunos puderam conhecer quais ações estratégicas essas empresas estão usando e planejando para se adaptar às mudanças desse novo cenário, quais os impactos positivos e negativos em cada ramo de atuação, de forma dinâmica, instigando a reflexão.
Segundo a pedagoga Sandra Mara, ao fazer o encerramento do evento, “os alunos que tiveram a oportunidade de participar foram privilegiados com muito aprendizado e troca de experiências, saindo com uma nova visão sobre o que é a Indústria 4.0, e, com certeza, este foi um evento muito produtivo”. O SENAI planeja para o próximo ano dar continuidade ao projeto, por meio do II Fórum de Administração, completou Cláudio Rutz.